Pratica Como Componente Curricular
Por: 91921001 • 26/5/2023 • Projeto de pesquisa • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 88 Visualizações
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PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR- PCC
Alunas
Renata Aguiar Carvalho- RA: 1755452
Salvador
2023
PCC- PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 2 (SEGUNDO SEMESTRE)
RENATA AGUIAR CARVALHO- RA: 1755452
POLO: 9285 SALVADOR IV - PITUBA
Atividade:
Foi realizado no dia 04 de abril0o de 2023, uma atividade com uma participante adulta de vinte e cinco anos de idade, com o objetivo proposto de envolver e relacionar os conhecimentos adquiridos nas matérias de Anatomia e de Biologia (Citologia) com as demais disciplinas do semestre (interdisciplinaridade) de cunho prático. Proposto ao participante a brincadeira lúdica amarelinha (referente a matéria de recreação), o salto (ginastica de condicionamento físico) e forró (ritmo e dança).
Brincadeira lúdica- Jogo da Amarelinha (RECREAÇÃO)
A brincadeira chamada amarelinha, conhecida também como pular macaco, é uma atividade infantil tradicional, antiga e ótima para desenvolver a noção de respeito às regras e a esperar pela vez. Desta brincadeira lúdica mais tradicional é aquela feita no chão com giz. Apresenta grandes benefícios de ajudar as crianças a conhecer e a escrever os números, também desperta e exercita as suas habilidades como contar, raciocinar e o equilíbrio.
A sequência numérica que se exige para brincar de amarelinha incentiva a criança a desenvolver o raciocínio lógico matemático. Os saltos ou pulos que as crianças terão que dar, lhes dará mais agilidade, coordenação e força. É uma brincadeira que auxilia o desenvolvimento motor do corpo.
Durante a realização da atividade proposta à participante afirmou que já obtinha conhecimento da brincadeira, ao qual dar início por meio de cada pessoa ter em mãos uma pedrinha ou tampinha. A participante começa jogando a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 1 até o céu (última casa do percurso de ida e tem o desenho em formato de lua, ou nuvem). Sendo só permitido pôr um pé em cada casa. Quando havendo uma casa do lado da outra, pôs- se os dois pés no chão. Ao chegar no céu, a jogadora virou-se e voltou pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2. A mesma começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2 e assim até completar o percurso.
A regra se dá por meio de perde a vez quem pisar nas linhas do jogo, pisar na casa onde está a pedrinha, não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair e não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta.
O objetivo do jogo é completar todo percurso primeiro, ou seja, indo e vindo trazendo o marcador sem se desequilibrar. Ganhando quem terminar de pular todas as casas primeiro.
A participante não teve dificuldades por já ter brincado em sua infância, a prática do exercício deu-se por meio da brincadeira lúdica, sendo desafiador e ao mesmo tempo divertido para a participante, relembrando- a as dificuldades passadas relacionadas a falta de coordenação motora e de equilíbrio ao brincar sem experiência em seus tempos de criança, hoje por ter um estágio maduro, pode se observar uma energia, empolgação e total resistência e equilíbrio, concluído assim a atividade proposta.
Elemento corporal- Salto (GINASTICA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO)
O salto de alto elevação (para cima) se obtém pela perda do contato dos dois pés do solo em extensão, sendo essa uma forma de deslocar do chão e chamadas de habilidade de locomoção. Sendo necessário que se tenha também um conjunto denominado de habilidades de estabilização que é o momento em que após o deslocamento retoma o seu equilíbrio.
A participante não teve dificuldades em realizar a atividade proposta, pois, atualmente frequenta academia, faz atividades aeróbicas, que geram grandes estímulos ao corpo e na infância tinha hábitos de participar de brincadeiras lúdicas.
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