Projeto Avante Tchoukball
Por: Farcic • 4/3/2020 • Monografia • 5.516 Palavras (23 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
Projeto Avante Tchoukball
Barbara Farcic*
Elisa Paulino **
Erivaldo Batista***
Gustavo Rodrigues****
Lincon Souza*****
Resumo: O Projeto Avante Tchoukball teve como objetivo elaborar uma vivência nas dependências da Etec de Esportes para as crianças da escola pública E.M.E.F Professora Célia Regina Lekevicius Consolin, proporcionando integração, momentos de lazer além da aproximação da criança/adolescente com a modalidade. O estudo que contou com o caderno da Unesco como principal fundamentação teórica, teve como instrumento metodológico a aplicação de dois questionários fechados e três entrevistas estruturadas, com dez questões cada, para os atletas da Seleção Brasileira de Tchoukball e com 14 professores de Educação Física de escolas públicas e particulares das regiões norte e leste da cidade de São Paulo. A amostra do questionário contou a participação de 119 crianças do 2° ao 5° ano, com idades entre 7 a 11 anos. Observou-se que dentre todos os participantes do Projeto, 16 crianças (13,44%) já tinham ouvido falar do Tchoukball e 13 crianças (10,92%) já tinham praticado a modalidade, restando 90 participantes (75,63%) que nunca nem tinham ouviram falar na modalidade. Com os resultados obtidos, concluiu-se que além de favorecer a prática da atividade física e o aumento de conhecedores da prática, o desenvolvimento do projeto contribuiu positivamente para a propagação do Esporte na comunidade escolar escolhida para aplicação da pesquisa.
Palavras-chave: Escolas. Projeto. Tchoukball.
- INTRODUÇÃO
O Tchouball é considerado o esporte da paz e que preza: os valores éticos, respeito e princípios harmoniosos segundo a Organização das Nações Unidas. A Unesco (2010) considera-o como um esporte de grande valor educativo, com regras e princípios para todos, independentemente de sua habilidade, gênero e etc. Trata-se de uma prática de esporte coletivo pouco conhecido e aplicado nas aulas de Educação física escolar. De acordo com uma pesquisa realizada em ambiente escolar na cidade de Minas Gerais (2016), Tchoukball foi considerado bem aceito por 92% dos alunos, demonstrando o gosto pelo esporte e, segundo pesquisa realizada com professores de Educação Física da zona Norte/Leste de São Paulo, do total de 14 professores participantes, 70% dos participantes não aplicam ou não aplicaram o Tchoukball em suas aulas de Educação Física. Sendo assim, tendo em vista a baixa quantidade de crianças e adolescentes praticantes de Tchoukball nas escolas, o problema que norteia essa pesquisa refere – se à análise de como o organizador esportivo pode colaborar para o aumento de praticantes e propagação desta modalidade nas escolas públicas da região norte de São Paulo.
A presente pesquisa tem como foco a elaboração de um projeto de Tchoukball intitulado Avante Tchoukball para os alunos da E.M.E.F Professora Célia Regina Lekevicius Consolin, localizada na região da Zona Norte de São Paulo com o objetivo de proporcionar um minicurso e uma vivência do Tchoukball popularizando a modalidade e aumentando a quantidade de conhecedores desse esporte.
A metodologia utilizada teve como recurso metodológico a aplicação de: três entrevistas estruturadas, com dez questões cada, para os atletas da Seleção Brasileira de Tchoukball, dois questionários fechados sendo o primeiro aplicado a 14 professores de Educação Física de escolas públicas e particulares das regiões norte e leste da cidade de São Paulo. O segundo contou com a amostragem de 119 crianças do 2° ao 5° ano, com idades entre 7 a 11 anos. Observou-se que dentre todos os participantes do Projeto, 16 crianças (13,44%) já tinham ouvido falar do Tchoukball e 13 crianças (10,92%) já tinham praticado a modalidade, restando 90 participantes (75,63%) que nunca nem tinham ouviram falar na modalidade.
Com o desenvolvimento da pesquisa, observou-se que é possível que um projeto de Tchoukball para crianças em fase escolar proporcione o conhecimento e desperte o interesse pela prática, colaborando para a baixa dos percentuais de adolescentes e desconhecem essa modalidade na Zona Norte de São Paulo. E que, embora o Tchoukball seja reconhecido pela ONU como o esporte da paz, não tem nenhum registro do mesmo no site do Ministério do Esporte a respeito. O esporte é muito bem aceito pelas crianças e adolescentes nas escolas, porém, os professores não aplicam a modalidade por não conhecerem ou por não terem materiais suficientes no ambiente escolar.
A partir do desenvolvimento do presente estudo, constatou-se inclusive, que projetos como o Avante Tchoukball para crianças em fase escolar, de fato, proporcionam conhecimento e despertam o interesse pela prática do esporte colaborando para a baixa dos percentuais de crianças e adolescentes que desconhecem a modalidade na região norte de São Paulo. É de extrema importância que os professores apliquem o Tchoukball em suas aulas com maior frequência pois além de ser um esporte diferente do convencional, possui regras específicas, valores sociais e princípios éticos essenciais ao bom desenvolvimento do indivíduo, transformando seus praticantes, em seres humanos que saberão respeitar e conviver em sociedade no futuro.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2009), a escola é o local de formação do indivíduo, de fortalecimento da integração social, igualdade e relacionamento no âmbito de desenvolvimento do seu aprendizado, e que este deve acontecer por meio de práticas diferenciadas e desafiadoras que levem o aluno a conhecer experiências nunca antes conhecidas.
Atividades como a modalidade do Tchoukball, se enquadram nesse contexto pois é uma modalidade esportiva onde não tem contato físico entre seus praticantes, esporte que foi considerado pela ONU como o “esporte da paz”, e que tem a mistura de outros esportes como voleibol, handebol etc. O Tchoukball tem como objetivo desenvolver os valores sociais. É uma modalidade que foi adequada fisicamente respeitando a anatomia humana, ou seja, é um esporte que dificilmente a pessoa se lesiona enquanto joga pois os movimentos não vão contra os movimentos possíveis nas articulações do corpo.
Sendo o Tchoukball uma prática que pode trazer muitos benefícios aos seus praticantes. Esses aspectos benéficos são potencializados principalmente quando essa modalidade é desenvolvida de forma planejada e organizada como em um projeto.
Projeto é um conjunto de atividades temporárias e Inter relacionadas que tem como objetivo produzir um resultado único. Além disso, um projeto deve ser realizado dentro de um período finito de tempo e obedecendo outras restrições diversas” Santos (2017). Montes (2017) conceitua projeto como um esforço com prazo para começar e terminar par se criar um produto, serviço ou resultado específico. Porém, Justo (2018), complementa classificando-o como: social, cultural, empresarial, esportivo entre outros.
...