Treino funcional
Por: goncalo85 • 27/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.896 Palavras (16 Páginas) • 509 Visualizações
TREINO FUNCIONAL
Dinis Mantas
ÍNDICE Pág.
1. INTRODUÇÃO 1.1. O QUE É O TREINO FUNCIONAL 2. 1º GRANDE OBJECTIVO: TREINAR OS MÚSCULOS PARA DESEMPENHAREM DE FORMA ADEQUADA AS SUAS FUNÇÕES ESPECÍFICAS DURANTE AS ACTIVIDADES DO DIA A DIA. 2.1. GRUPOS MUSCULARES ESTABILIZADORES E GRUPOS MUSCULARES MOBILIZADORES 2.2. CADEIA CINÉTICA FECHADA E CADEIA CINÉTICA ABERTA 2.3. POSTURA 3. 2º GRANDE OBJECTIVO: TREINAR O INDIVIDUO NO SEU TODO, DE FORMA A QUE ESTE POSSA ATINGIR O SEU RENDIMENTO MÁXIMO NAS ACTIVIDADES DIÁRIAS. 3.1. ELIMINAÇÃO DE POSSIVEIS CAUSAS DE LESÕES FUTURAS 3.2. TREINO DO EQUILIBRIO 3.2.1. SISTEMA SOMATOSENSORIAL 3.2.2. VISÃO 3.2.3. SISTEMA VESTIBULAR 3.2.4. UTILIDADE DO TREINO DO EQUILIBRIO 3.2.5. PRINCIPIOS GERAIS DA PROGRESSÃO NO TREINO DO EQUILIBRIO 3.2.6. AS TRÊS FASES DA APRENDIZAGEM MOTORA 3.3. EXERCÍCIOS EM PLANOS MÚLTIPLOS DO MOVIMENTO 3.4. EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA AS TAREFAS A DESEMPENHAR 4. SETE PERGUNTAS POTENCIALMENTE ÚTEIS BIBLIOGRAFIA | 3 4 5 6 8 12 12 13 14 14 15 16 16 17 17 18 19 20 |
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos parece ter surgido um interesse especial pelo chamado “treino funcional”, com vários autores (frequentemente possuidores de “backgounds” nas áreas da fisioterapia e/ou da biomecânica) a promoverem este tipo de treino de uma forma verdadeiramente entusiástica. Alguns desses autores parecem criticar de forma igualmente entusiástica as abordagens ao treino que têm predominado no mundo do fitness parecendo mesmo apresentar o treino funcional, ou a sua abordagem do mesmo, como algo de radicalmente diferente daquilo que até hoje tem sido implementado. Apesar da posição desses autores poder ser por vezes excessiva, devemos admitir que no mínimo o treino funcional trouxe consigo várias “ferramentas” que podem ser úteis tanto para o treinador pessoal como para aqueles que procuram os seus serviços. Para além disso, o treino funcional parece ser directamente aplicável à maioria dos clientes que procuram os serviços de um personal trainer (indivíduos adultos, sedentários ou moderadamente activos). Todo o processo de treino chamado funcional é desenvolvido tendo em vista a preparação do indivíduo para realizar, com o máximo de eficácia e com o mínimo de risco, todas as tarefas que surgem no seu dia a dia ou durante as suas actividades recreativas.
1.1. O QUE É O TREINO FUNCIONAL
Douglas Brooks (1997) define treino funcional da seguinte forma:
“O treino funcional exige uma integração do equilíbrio e da estabilização muscular intrínseca durante a produção da força e usa frequentemente movimentos em cadeia cinética fechada.”
Nesta definição está implícita ideia de que o treino funcional faz uso de exercícios que nos obrigam a produzir força durante situações de maior desafio para o nosso sentido do equilíbrio e que solicitam a função de estabilização dos nossos músculos. Nesta definição também parece estar implícito que várias estruturas trabalham em conjunto e de forma integrada. Ou seja, o treino funcional afasta-se, apesar de não estar necessariamente em oposição, do treino em situações de estabilidade e com trabalho de grupos musculares em isolamento. Esta definição também introduz o conceito de cadeia cinética, mais precisamente cadeia cinética fechada.
Ellison (Março 1995) afirma que o treino funcional tem dois propósitos essenciais:
- Treinar os músculos para desempenharem adequadamente as suas funções especificas nas actividades do dia a dia.
- Treinar o indivíduo no seu todo (e não só os músculos em isolamento) de forma a que este possa atingir o rendimento máximo no seu dia a dia.
“O treino funcional é semelhante ao treino desportivo especifico, com uma única diferença, é direccionado para o desporto da vida (Ellison, Março 1995)”.
No texto que se segue vamos procurar explorar os vários conceitos que parecem estar presentes nas afirmações acima expostas.
2. 1º GRANDE OBJECTIVO: TREINAR OS MÚSCULOS PARA
DESEMPENHAREM DE FORMA ADEQUADA AS SUAS FUNÇÕES
ESPECÍFICAS DURANTE AS ACTIVIDADES DO DIA A DIA.
Este primeiro objectivo pressupõe uma escolha cuidada de quais os grupos musculares que devem ser treinados e de que forma devem ser treinados. Deve ser evitada a tentativa de treinar “todos” os músculos possíveis e esperar que tudo, eventualmente, corra bem. Também deve ser evitada uma abordagem exclusivamente estética (apesar do treino com objectivos estéticos não ser necessariamente errado), ou excessivamente preocupada com o trabalho de grupos musculares mobilizadores em detrimento dos grupos musculares estabilizadores.
...