A Resenha Crítica
Por: Barbara Tavares00 • 27/9/2018 • Resenha • 691 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
REFERÊNCIA: ROCHA, Maria Cristina Pauli da et al. RELATO DE EXPERIÊNCIA PREPARANDO O ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DE DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM NO CUIDADO DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA NA EXPERIÊNCIA DE DOENÇA. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, São Paulo, v. 10, n. 1, p.31-5, jul. 2010.
A obra apresentada é um artigo da Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, no qual publicou um relato de experiência de duas alunas bolsistas do curso de enfermagem, em que participaram de um programa de ensino. A experiência foi obtida durante a Pós-Graduação do curso, no exercício de docência, a transformação, mudanças acadêmicas e sobre o cuidado da criança e da família na experiência de doença, o trabalho foi realizado na Universidade de São Paulo.
A esse respeito, o conteúdo dissertado é de cinco páginas, envolvendo resumo, introdução, um tópico sobre programa de aperfeiçoamento de ensino (PAE), o desenvolvimento do relato de experiência, considerações finais do estudo e suas referências. Sobre esse assunto, e colocado em pauta no artigo diversos fatores em relação à docência na área da enfermagem, onde foi criado programa para incluir o profissional da área no mercado de trabalho, logo no início de sua prática pedagógica.
Salienta-se que, na prática didática de professores existe um bloqueio presente e que um dos motivos, pode ser a falta de conhecimento para a área a ser exercida. Na área, se espera um domínio do profissional para que se execute um trabalho bem feito, entretanto uma prática de ensino de qualidade, que exige de seus alunos um estudo qualificado. Neste sentido, o objetivo do programa é proporcionar a preparação do aluno de pós-graduação para a docência, não só com a teoria e sim com a vivência da prática na docência.
O programa no qual foi utilizado para o estudo, tem o propósito de formar profissionais capacitados para a atuação e a formação de docentes para a atuação de ensino superior e pesquisas cientificas. Introduzi-los no estágio supervisionado em disciplinas especificas, para que exerçam funções de orientação e acompanhamento com base nas teorias absorvidas.
A partir dos discursos apresentados, é relatado a experiência das alunas que participaram do programa de aperfeiçoamento de ensino, nas etapas de preparação pedagógica e de estágio supervisionado. Tiveram um resultado em relação aos temas abordados satisfatória e de grande aquisição de conhecimentos que foi possibilitado um amplo conhecimento do ensino, passando a refletir sobre o ensino tradicionais e suas mudanças a ser feitas, com princípios duvidosos de sofre mudanças.
De acordo com o relato, as respostas em relação ao programa é que, ofereceu uma captação pedagógica para domínio da área. Como foi exposto no início do trabalho, a segunda etapa do estágio disciplina do curso de graduação denominada Enfermagem no Cuidado da Criança e da Família na Experiência de Doença para os cuidados voltado para eles no âmbito hospitalar. Enfrentaram um grande desafio, bastante ansioso, no qual perceberam que a tarefa exigiu a capacidade para escolher a melhor metodologia didática e habilidade para reter a atenção dos graduandos.
...