A Saúde da Mulher em Estratégia da Saúde da Família
Por: Nemurilo • 30/10/2017 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS
Taubaté
2017
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS
Taubaté
2017
Resenha: Saúde da Mulher em Estratégia da Saúde da Família
O texto refere ao planejamento das ações educativas elaboradas pela equipe multiprofissional atuantes no ESF, após algumas pesquisas abordando o programa foram constatados algumas deficiências na prática de grupos educativos em todas as aéreas nos ESF, na saúde da mulher temos muitas aéreas que é fundamental para o conhecimento da população.
O programa de educação educativa a saúde é elaborado em todos os ESF com o conhecimento do Enfermeiro seguindo protocolos do local e com auxilio do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde) esses programas tem como principal objetivo promover ações preventivas á saúde, consequentemente levando maior qualidade de vida a população, seria um programa ótimo para todos mas vem apresentando algumas deficiências que estão atrasando e atrapalhando o andamento como um todo nessa ideia de prevenção em primeiro lugar.
Alguns pontos importantes abordados é a falta de comprometimento da equipe, número de funcionários reduzido implica muito na eficácia desse trabalho, a falta de recursos humanos, matérias e financeiros, adesão da comunidade. Como qualificar o profissional, oferecendo cursos, falta de matérias ilustrativos, para facilitar o entendimento em alguns casos, falta de recursos financeiros para divulgação,
A importância do conhecimento aos profissionais nesse assunto é importantíssimo, para ajudar na aderência da população, contar com a comunidade é o essencial para essa iniciativa.
Na saúde da mulher encontramos vários pontos essenciais para esclarecimento, educação e auto avaliação da própria mulher, na elaboração dos grupos de educação podemos abordar muitos assuntos como Grupo das Gestantes, trazendo informações na fase gestacional mês a mês, esclarecimento na saúde do recém nascido, do pré-parto, o parto e pós-parto, mudanças no corpo e na rotina, esclarecimento da importância do apoio do pai desde a gestação; a elaboração de grupos de DSTs; Cuidados e Auto Exame nas Mamas; Alterações dos Hormonios e Menopausa; Saúde da Mulher Idosa.
Com tantos assuntos importantes para melhor qualidade de vida da população, as deficiências que hoje apresenta deve ser estudadas para sanar essas complicações e trazer maior educação da saúde para a população.
Referencias Bibliográficas
A.C.V.Andrade, M.T.Schwalm, L.B.Ceretta, V.S.Dagostin, M.T.Soratto – Planejamento das ações educativas pela equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família. O Mundo da Saúde, São Paulo – 2013;37(4):439-449.
L.Cremonese, L.B.Ressel, L.A.Wilhelm, B.O.C.Rodrigues, S.C.Scaramussa, C.N.Barreto, S.C.Silva, K.E.Stumm – Grupo de Gestantes como Estratégia para Educação em Saúde.
...