A triagem nutricional tem objetivo de identificar o estado nutricional do paciente
Por: alphamodesto • 7/11/2015 • Trabalho acadêmico • 465 Palavras (2 Páginas) • 633 Visualizações
- Introdução
A triagem nutricional tem objetivo de identificar o estado nutricional do paciente, para avaliar se o caso está em risco de desnutrição ou se o paciente já se encontra em um estado crítico de desnutrição, esta avaliação também ajuda a identificar a falta de possíveis nutrientes, no qual a dieta será elaborada afim de suprir as necessidades de nutrientes que o organismo necessita.
- Desenvolvimento
O conhecimento técnico de uma avaliação nutricional, pode definir o estado clinico do paciente em desnutrição ou risco de desnutrição, as características físicas determinam a ausência de alguns nutrientes, onde a correta alimentação está totalmente vinculada a recuperação do paciente
No estudo dirigido referente Sr. R.O.B com idade de 71 anos, de imediato foi possível identificar a queda de cabelo, que se dá pela possível ausência de proteína, os olhos conjuntiva pálida e deformação central nas unhas, que indicam a ausência de ferro, foi calculado seu IMC onde obteve-se 21,22, valor corresponde a normalidade, no entanto o IMC faz parte do estudo de avaliação, mas não determina o estado desnutrição, sendo assim já pode-se entender que sua dieta deverá ser composta de alimentos ricos em proteínas, ferro e carboidratos para energia.
Para realização desta avaliação foi seguido o formulário MNA (Mini Avaliação Nutricional), pois dentre os que são usados para a triagem nutricional, o mesmo é especifico para avaliação de triagem nutricional de idosos, e o estudo se assimila as informações de análise do MNA. Na avaliação MNA do Sr. R.O.B obteve-se 19 pontos, apontando o caso como risco de desnutrição.
Após a recuperação do Sr. R.O.B. foi dado a alta ao mesmo, no entanto foi orientado a continuar com uma alimentação adequada, sendo assim foi acrescentado alguns alimentos que o Sr. R.O.B. deveria se alimentar, distribuído em uma dieta de 5 refeições ao dia, contendo no café da manhã, o pão como fonte de carboidrato, o leite rico em cálcio nutriente fundamental para os ossos, comer frutas como a maça e o próprio mamão que diminui o colesterol e controla prisão de ventre respectivamente, no almoço arroz e feijão ricos em carboidratos, um filé de carne, frango ou peixe ricos em proteínas e ferro, e uma porção de verduras como alface, tomate e beterraba, que são excelentes para manutenção do organismo, orientamos a beber muita água e suco de laranja natural por ser rico em vitamina C e de noite continuar com a sopa de legumes.
- Conclusão
Definir o estado de um paciente referente a sua condição de desnutrição, identificar quais nutrientes devem ser recompostos e uma dieta elaborada para recompor os nutrientes e o acompanhamento da alimentação diária do paciente são fundamentais para a melhora de seu estado clinico.
...