AS ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO REFERENTE AO ESTÁGIO CURRICULAR DO MÓDULO X
Por: Enny Dimas • 3/8/2020 • Artigo • 589 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO REFERENTE AO ESTÁGIO CURRICULAR DO MÓDULO X
O Portfólio é um instrumento de aprendizagem e de avaliação que privilegia o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, da independência intelectual e da criatividade. Na educação, há várias experiências relatadas no ensino da graduação, e uma das principais características desse instrumento de avaliação está na autonomia do participante de formular seus próprios objetivos de aprendizagem e organizar seu portfólio de maneira que o produto mais relevante seja a aprendizagem construída na sua criação. A construção do portfólio deve favorecer que o participante faça escolhas e tome decisões, de modo que sua organização deve refletir a trajetória de aprendizagem e as realizações decorrentes desse processo (Sá-Chaves, 2000; Villas Boas, 2004).
Os componentes do portfólio devem contemplar a definição dos objetivos educacionais para a utilização desse instrumento; das fontes; das evidências; e dos critérios utilizados para análise (Hernández, 1998).
Pode-se destacar quatro tipos de evidências na construção dos portfólios:
- A produção do estudante durante as atividades do curso: relatório descritivo das atividades que merecem maior destaque, de acordo com a temporalidade que o estágio se desenvolveu. Aqui deve-se fazer uma descrição do cenário do estágio, setores envolvidos, atividades assistenciais, gerenciais e de ensino que o estudante teve oportunidade de desenvolver.
- Fundamentações teóricas que sustentam as atividades desenvolvidas, assim como distintas perspectivas: de acordo com o que os estudantes descreverem, os mesmos deverão fundamentá-los, trazendo a visão dos diversos autores. Por exemplo, se o estágio se desenvolveu no centro cirúrgico ou na UTI mais centrado na assistência, o mesmo deverá fundamentar a SAE (SAE na UTI; SAEP para o centro cirúrgico), destacando as aprendizagens mais significativas (patologias mais prevalentes, procedimentos mais desenvolvidos na oportunidade), fundamentando-os. Da mesma forma se dá se o perfil do estágio se deu mais no aspecto gerencial do enfermeiro.
- Narrativa crítico-reflexiva sobre a trajetória das aprendizagens e das realizações desencadeadas pela vivência no estágio: Neste tópico serão registradas produções que traduzem a singularidade das aprendizagens, das realizações e das reflexões sobre a trajetória do estudante no decorrer do estágio, as conquistas e os desafios de aprendizagem. Nesta etapa os estudantes deverão trazer à tona as suas reflexões e considerações sobre as experiências e vivências no estágio, destacando o seu deslocamento formativo na graduação.
O instrumento do portfólio permite o desenvolvimento e a avaliação de capacidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais, uma vez que focaliza a prática profissional no contexto do SUS e a sua trajetória de aprendizagem.
Como modalidade de avaliação, tem por objetivo acompanhar os registros e reflexões do estudante sobre sua trajetória de aprendizagem, promovendo outras reflexões sobre esse processo, os valores e saberes construídos e o desenvolvimento das competências exigidas para obtenção da formação desejada. Como o portfólio pode focalizar a prática em cenários reais, as narrativas e reflexões sobre essa prática podem ser utilizadas para a inferência das competências construídas, em sintonia com o perfil de formação explícito no PPC do curso.
...