TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ NATAL DE BAIXO RISCO

Por:   •  9/5/2015  •  Artigo  •  4.582 Palavras (19 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 19

Revista Ensaio e Ciências,[pic 1][pic 2]

Ciências Biológicas , Agrárias e da Saúde

Vol. , Nº. 1, Ano 2014

Autor

Gilca Barbosa Valente

gilka@hotmail.com

Divânia Ferreira da Penha

divaniapenha@hotmail.com

Isabel Ester Nunes de Godois

Isabel-esterng@hotmail.com

Orientador

Perla Rolim Freua

pfreua@hotmail.com

[pic 3]


ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ NATAL DE BAIXO RISCO

RESUMO

A Assistência de enfermagem no pré natal de baixo risco envolve a investigação dos problemas existentes, visando a promoção, proteção e recuperação da saúde da mulher, reduzindo os riscos que podem ocorrer durante a gestação e no período pós parto. A consulta de enfermagem deve abordar uma atuação contextualizada e participativa, propiciando à gestante a melhoria da qualidade de vida. É necessário que o enfermeiro incentive a gestante para realizar o acompanhamento correto do pré natal, assistindo de forma integral desde o primeiro trimestre da gestação com intuito de detectar precocemente qualquer problema existente. Nesta pesquisa será utilizado o método qualitativo descritivo, onde há riqueza de dados e todos os dados são importantes. A aquisição de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado exclusivamente a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam a assistência pré natal. Os dados foram analisados e interpretados integralmente chegando ao resultado que a assistência e prestada de acordo com o que preconiza o ministério da saúde. O enfermeiros desempenham corretamente o seu papel de orientador , acolhedor e educador , prestando assistência integral e individualizada

Palavras-chave: Pré-natal de baixo risco; Enfermagem; Assistência de Enfermagem

ABSTRACT

The Nursing care in prenatal low risk involves the investigation of the problems, for the promotion, protection and recovery of women's health, reducing the risks that can occur during pregnancy and postpartum period. Nursing consultation should address a contextualized and participative action, allowing the pregnant woman to improving the quality of life. It is necessary that the nurse encourages the mother to carry the correct monitoring of prenatal, watching in full from the first trimester of pregnancy with a view to precociously detect any existing problem. In this research the descriptive qualitative method, where there is wealth of data and all data will be used are important. Data acquisition was carried out through a questionnaire applied exclusively to nurses and nurses working in prenatal care. The data were analyzed and interpreted integrally arriving at the result that the assistance provided and according to that advocates the health ministry.

Keywords: Low risk prenatal; nursing; Nursing Care


  1. INTRODUÇÃO

A assistência de enfermagem no pré-natal de baixo risco é um processo que abrange ensino comunitário e profissional, envolvendo-se na investigação científica de problemas de enfermagem, contribuindo com as pesquisas no sentido de favorecer a promoção e recuperação da saúde, desenvolvendo desse modo prevenção, promoção e proteção na saúde da mulher. A assistência prestada tem o intuito de reduzir os riscos que podem ocorrer durante a gestação e garantir a saúde da mulher enquanto gestante e após o parto, auxiliando no autoconhecimento das alterações fisiologias e psicológicas que ocorrem durante a gravidez evitando assim fatores de risco para a gestação.

 É de responsabilidade do enfermeiro: compreender o que as gestantes pensam a respeito do pré-natal, especialmente as que por algum motivo não realizaram nas outras gestações ou não estão presentes em todas as consultas; prestar assistência no pré-natal de baixo risco e estar atento às experiências e dúvidas da gestante com a maternidade em relação à família, mudanças físicas, psicológicas e sociais.

A consulta de enfermagem no pré-natal é uma atividade independente, realizada privativamente pelo enfermeiro, e tem como objetivo propiciar condições para a promoção da saúde da gestante e a melhoria na sua qualidade de vida, mediante uma abordagem contextualizada e participativa. O profissional enfermeiro pode acompanhar inteiramente o pré-natal de baixo risco na rede básica de saúde, de acordo com o Ministério de Saúde e conforme garantido pela Lei do Exercício Profissional, regulamentada pelo Decreto nº 94.406/87.

É necessário incentivar a gestante quanto ao acompanhamento do pré-natal, buscando vários meios alternativos para que isso ocorra, montando grupos operativos, de forma que haja oportunidade de trocas de experiências entre elas, e esclarecimento de dúvidas existentes entre as gestantes.

Para uma melhor assistência de enfermagem, é importante que seja realizado o início do acompanhamento do pré-natal, de preferência no primeiro trimestre da gravidez, assistindo á gestante de forma especial, a fim de detectar problemas precoces, tanto no decorrer da gestação, quanto na hora do parto e puerpério. Dentro da atenção básica, é possível prestar assistência de forma humanizada através de uma equipe dotada de conhecimentos, a fim de proporcionar conhecimento e suporte sempre que necessário.

A atenção à saúde da gestante  além de detectar problemas precocemente, garante segurança da mãe e família, possibilitando tranquilidade em todo o período gestacional e pós-parto. Dentro da atenção básica, é possível prestar assistência de forma humanizada através de uma equipe dotada de conhecimentos, a fim de fornecer suporte do início ao fim do período gestacional.

Diante do exposto o que se levanta é que ainda existem falhas na assistência de enfermagem no pré-natal de baixo risco.

Martins (2010) define a representação social como a reprodução de uma percepção retida na memória. Essas representações sociais são modificações observadas sob diferentes aspectos na vida social de grande valor no dia-a-dia, que expressa à modificação na aparência, permitindo compreender os acontecimentos dos arredores. Dessa forma a gestação pode ser vista como um período de mudanças em que a condição de ser mãe, representa um papel importante no caráter da mulher, o que muitas vezes é enfrentado como doença, possibilitando o surgimento de alterações temporárias, levando a desordens e resposta do organismo ao estimulo patológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (326.9 Kb)   docx (745.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com