TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE PAPANICOLAOU PARA TRIAGEM DE ALGUMAS INFECÇÕES CÉRVICO-VAGINAIS

Por:   •  14/6/2016  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE PAPANICOLAOU PARA TRIAGEM DE ALGUMAS INFECÇÕES CÉRVICO-VAGINAIS

As vulvovaginites são determinadas como infecções que agridem as paredes vaginais causando alterações do pH local, prurido e algumas secreção, tendo como mais frequente os agentes etiológicos da Gardenerella vaginalis, Trichomonas vaginalis e Candida sp. A citologia do exame papanilocaou é de fundamental importância para o reconhecimento das alterações inflamatórias e infecciosas no trato genital feminino. O exame permite avaliar a intensidade da inflamação, acompanhar sua evolução, determinar o agente que causou a inflamação.

A citopatologia é utilizada no diagnostico de infecções cérvico-vaginais e também tem sido realizada para avaliar sua eficácia para o diagnóstico da vaginoses bacterianas, tricomoníase e cândida. A eficácia morfológica é fundamental para atender às expectativas quanto ao diagnostico citológico das infecções cérvico-vaginais, como vaginite e vaginoses.

O presente artigo tem o objetivo de avaliar a acurácia diagnóstica da citologia do exame papanicolaou no Laboratório Oswaldo Cruz de Paranavaí – Paraná, para algumas dessas infecções. Foi realizado um levantamento de dados nos anos de 2003/2004 e foram incluídas as pacientes que tinham resultado do exame papanicolaou e também de outro exame para o diagnóstico dos seguintes agentes infecciosos: Candida sp, Gardnerella vaginallis, Mobiluncus sp, Leptothrix sp, HPV e Trichomonas vaginalis. A especificidade do exame papanicolaou para candidíase e vaginose bacteriana foi de 99,4% e 98,1%. Para candidíase, a freqüência de falso positivo do papanicolaou foi de 13,0%, a do falso negativo de 7,7 % e a eficiência de 87,5%. Para vaginose bacteriana, o falso positivo foi de 5,8%, a do falso negativo 19,3% e a eficiência de 93,0%.

Os estudos mostram que o método do exame papanicolaou é aplicável para triagem de vaginose bacteriana e da candidíase, principalmente para excluir estas patologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com