Caso Clínico Sobre Icterícia Neonatal
Por: luanapriore • 18/12/2022 • Trabalho acadêmico • 564 Palavras (3 Páginas) • 93 Visualizações
INTRODUCAO
A icterícia neonatal se dá pela hiper bilirrubinemia decorrente do acumulo de bilirrubina não conjugada levando a coloração amarelada na pele e mucosa do recém-nascido. Essa condição pode aparece nos primeiros dias ou semanas de vida do RN levando pelo fato do recém nascido ainda estra em adaptação no processar a bilirrubina metabolicamente. Apesar de ser uma condição considerada com baixo risco para a saúde do RN e importante ressaltar que quando a bilirrubina indireta não trata de forma correta em alguns casos ela pode atingir o sistema nervoso central e causar algumas doenças irreversíveis para o RN como a paralisias cerebral e a deficiência mental.
CASO CLINICO
P.R 29 anos moradora de breu branco G3 P2 A1. Rh: O+
Pré - natal: 9 consultas de pré- natal, com início no 2 ° mês de gestação.
Idade Gestacional: 38s + 2d (pela DUM)
Intercorrências na gestação: obesidade mórbida, diabetes gestacional, hipertensão, a mesma refere ganho de a partir de 36 semanas, edema em membros inferiores.
Medicações: Fez uso de Sulfato ferroso
DADOS DO PARTO:
Tipo de Parto:cesario
Data: 31/10/2020
Hora: 19:40h
RN nasceu de parto cesario ,
Recebido em campos estéreis, chorou forte logo ao nascer, colocado em berço aquecido, secado, retirados campos úmidos.
Clampeado cordão
Fator Rh: B+
DADOS DO RN:
Sexo: Feminino
APGAR: 8/9
EXAME FÍSICO: em aleitamento materno exclusivo com presença de colostro, ativo, reativo, ictérico zona II após 24h de vida, hidratado, Ritmo cardíaco regular em 2 tempo.
ausculta pulmonar Murmúrio vesicular fisiológico simétrico, sem ruídos adventícios, Coto umbilical: 2 artérias e 1 veia , Genitália feminina integra, sem alterações aparentes, Diurese presente, Mecônio presente, Moro completo, Peso: 3200, Estatura: 50cm, Perímetro Cefálico: 34cm
CLASSIFICAÇÃO: RNT / AIG
Condutas de enfermagem
Ao identificar no exame físico presença da esclerótica amarelada pele amarelada ou mucosas. e necessário fazer a delimitação das zonas atingidas, solicitar exames de coleta de sangue para identificar a os níveis de bilirrubina no sangue e verificar a tipagem sanguínea da mãe e do bebe. após coleta de sangue e dado o diagnostico pela pediatra como sendo incompatibilidade sanguínea entre mãe e RN sendo indicado o tratamento com fototerapia no qual o enfermeiro fica responsável por manusear o aparelho e nos cuidados com RN durante o banho de luz, proteção para os olhos, troca de decúbito para que a luz pegue em todo corpinho do recém nascido.verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, realizar balanço hídrico, manter aleitamento materno, observar sinais de desidratação.
...