Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Por: Regiane Aparecida Santos Lima • 4/10/2015 • Relatório de pesquisa • 540 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
Doenças Crônicas Não Transmissíveis
(DCNT)
O que são doenças crônicas?
São um conjunto de condições crônicas,e estão relacionadas por causas diversas e fatores individuais como o tabagismo,o consumo excessivo de alcool,má alimentação e sedentarismo,elas se desenvolvem no decorrer da vida e indefinida duração.
São 4 (quatro) as DCNT de maior impacto:Hipertenção Arterial Sistêmica,diabetes mellitus,doenças respiratorias crônicas, e obesidade elas correspondem a 72% das causas de mortes,pesquisas projetam que até 2020 essa porcentagem chegue a 80% da carga de donças no mundo (OMS-2003).
Em 2011 o Ministrio da Saúde junto com instituições nacionais e internacionais construiram um plano de Ação Estratégica para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil,2011-2022.Espera-se que nos próximos anos o desenvolvimento e implantação de políticas públicas efetivas para a prevenção e controle das DCNT,a partir dos eixos:
1-Vigilancia,informação,avaliação e monitoramento
2-Promoção á saúde
3-Cuidado integral
- Organização das redes de atenção as DCNT e seus objetivos
Pirâmide de riscos-Modelo de atenção às condições crônicas
[pic 1][pic 2][pic 3]
.
Determinantes sociais[pic 4]
Individuais com condição
de saúde e/ou fator de risco[pic 5]
biopsicosocial estabelecido Relação autocuidado e atenção profissional
[pic 6][pic 7][pic 8]
[pic 9]
Fonte:Mendes (2011)
- Pontos de atenção e suas funções na rede de atenção as DCNT
1-Atenção Básica :é a porta de entrada para identificar as necessidades de saúde da população e realizar ações de promoção e proteção da saúde, tratamento,reabilitação e cuidados contínuos.Como meio de intervenção utilizam o apoio ao autocuidado,incentivando a população manter os cuidados também em suas residências.
2- Atenção hospitalar: essa atenção deve se complementar e integrado a atenção básica,vejamos as relações possíveis entre ABS (Atenção Básica de Saúde) e AAE( Atenção Ambulatorial Especializada).
Formas de relação possíveis entre a ABS e a AAE
- Referência e contrarreferência
- Relação visitas periódicas de especilistas a generalistas
- Relação mediada por gestor de caso
- Coordenação do cuidado
Fonte:Mendes (2012)
ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO
A implantação da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas tem o objetivo de promover mudanças na atenção à saúde, desde a ABS, passando pela AAE, pela urgência e pelo cuidado hospitalar e domiciliar.
...