Epidemiológico Da Sífilis Gestacional
Por: regoncaves • 29/11/2024 • Trabalho acadêmico • 5.037 Palavras (21 Páginas) • 16 Visualizações
'UNINASSAU VILHENA
DEPARTAMENTO DO CURSO DE ENFERMAGEM
MARLI GOMES DE SOUZA
ZANI REGINA GONÇALVES MOREIRA
ANÀISE EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS GESTACIONAL NOS MUNICIPIOS DO CONE SUL DO ESTADO DE RONDÒNIA
Vilhena/RO
2024
UNINASSAU VILHENA
DEPARTAMENTO DO CURSO DE ENFERMAGEM
MARLI GOMES DE SOUZA
ZANI REGINA GONÇALVES MOREIRA
ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA SIFILIS GESTACIONAL NOS MUNICIPIOS DO CONE SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Enfermagem pela Faculdade Uninassau Vilhena.
Orientador(a): Prof (a) ENF : WALERIA PRADO
Vilhena/RO
2024
.
Acima de tudo agradecemos á Deus, por ter nos
dado o dom da vida e nos abençoado durante todo o
caminho da graduação.
Dedico este trabalho ao meu irmaà Pamerindo Gonçalmes Moreira *Im Memoria por sempre torce por e me da força para conquistar meus objetivos e a nossa família, por todo o
apoio e estímulo a sermos pessoas melhores a cada
dia e conquistar nossos sonhos.
AGRADECIMENTOS
Deus é minha inspiração, minha fé e meu destino, e a Ele agradeço todos os dias por permitir que meu esforço me conduza a vitória.
Aos meus pais Jose *Im Memoria e Zila por estar sempre presente e me apoiarem em todos os momentos da minha vida , sem eles com certeza a tarefa teria sido muito mais árdua.
Aos minhas irmãs Polyanna e Liliane por estarem sempre me apoiando e acreditando na minha capacidade.
Sou grata ao meu esposo Clark que nunca recusou amor, apoio e incentivo. Obrigado, por compartilhar os inúmeros momentos de ansiedade e estresse e chorro . Sem você ao meu lado o trabalho não seria concluído.
Aos meus filhos Guilherme ,Felipe e Alice minha maior inspiraçâo e por voceis que continuo buscando melhorar todos os dias.
As minhas sobrinhas Pamela e izabelly que sempre estiveam ao meu lado mesmo com distancia , pois a distancia nunca foi impedimento para sempre estarem comigo.
A minha sobrinha Fernanada que sempre esteve ao meu lado me passando força.
É com muita admiração e enorme respeito que venho mostrar toda minha gratidão com minha orientadora prof (a) Enf (a) Waleria Prado, que dia após dia mostra sua dedicação e amor por esta profissão tão essencial na vida de todos.
“A enfermagem é uma arte, e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor.”
Florence Nightingale
RESUMO
Introdução: A sífilis é uma doença infectocontagiosa sexualmente transmissível, caracterizada por manifestações cutâneas e sistêmicas, porém curável com o uso de Penicilina Benzatina como primeira escolha. A sífilis pode acontecer durante a gestação, sendo esta a forma mais preocupante, pois traz diversas complicações para o concepto. O diagnóstico é realizado por meio de testes treponêmicos e não treponêmicos, geralmente durante as consultas de pré-natal. Nos últimos anos, se tornou um grande problema de saúde pública, com números crescentes de casos no Brasil e no Mundo. O enfermeiro possui grandes responsabilidades na detecção, diagnóstico e tratamento da infecção, sendo um dos grandes pilares da prevenção.
Palavras-Chave:
ABSTRACT
Version of the abstract in English.
Keywords: Keywords in the English.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
OMS | Organização Mundial de Saúde |
SINAN | Sistema de Informação e Agravos de Notificação |
DATASUS | Departamento de Informação de Sistema Único de Saúde |
- INTRODUÇÃO
- A sífilis é uma infecção sistêmica causada por uma bactéria, Treponema pallidum, a sua evolução pode ser crônica e curável, exclusiva da raça humana, sendo a principal forma de transmissão sexual, podendo ser transmitida de mãe para filho durante a gestação (BRASIL, 2019).
- A sífilis pode ser classificada, segundo estágio da doença em sífilis latente, primária, secundária, ou terciária, os estágios primário e secundário,são os que apresentam maior potencial de transmissão (MARQUES et al., 2018)
- Quando a mãe com sífilis transmite a infecção para filho durante a gestação, por via vertical ou na hora do parto, ou quando o recém-nascido entra em contato com as lesões genitais da mãe, a mesma é definida como Sífilis Gestacional (SG) (AHUMADA; LAVALLE; CHAMORRO, 2017). Essa situação podera trazer consequências como: o abortamento, prematuridade, manifestações congênitas precoces ou tardias e morte do recém-nascido (BRASIL, 2019). Diante da gravidade da situação a SG se tornou uma doença de notificação compulsória (RAMOS; BONI,2018)
- Atualmente, no mundo, a sífilis atinge um milhão de gestantes por ano, causando mais de 300 mil óbitos fetais e neonatais e expondo em risco de morte prematura mais de 200 mil crianças (BRASIL, 2017). A infecção é um grave problema de saúde pública devido às complicações perinatais como a sífilis congênita (PADOVANI; OLIVEIRA; PELLOSO, 2018). No Brasil, no período de 2005 a 2019, foram notificados 324.321 casos de sífilis gestacional, sendo que 45,0% dos casos residentes na Região Sudeste, 21,0% na Região Nordeste, 14,7% na Região Sul, 10,4% na Região Norte e 8,9% na Região Centro-Oeste (BRASIL, 2019b)
- A Estratégia de Saúde da Família (ESF) procura atuar na promoção de ações contra os problemas de saúde da população, buscando um cuidado longitudinal e a de prevenção de doenças (VASCONCELOS et al., 2016). Nessa estratégia possui atenção pré-natal, com protocolos de triagem para sífilis na gestante e também o tratamento da mulher e do seu parceiro quando confirmada a doença (SOUZA et al., 2018; VASCONCELOS et al., 2016)A realização do teste de Venereal Disease Reserah Laboratory (VDRL) é solicitada tanto na primeira consulta de pré-natal quanto próximo da 28ª semana de gestação.
- Quando uma gestante apresenta diagnóstico positivo para sífilis é necessário que ela seja acompanhada por um profissional para tratamento tanto da gestante quanto do seu parceiro (SANTANA; BARBOSA; SANTOS, 2019).
- O profissional de enfermagem tem o papel fundamental de prestar uma atenção ao pré natal de qualidade, com a responsabilidade de rverificar o histórico de saúde da gestante, identificando precocemente as portadoras da infecção (FREITAS; MEDEIROS, 2018). Nas consultas de pré-natal, o enfermeiro deve ressaltar a importância do acompanhamento da gestação e após a gravidez. Além disso, cabe ao enfermeiro realizar ações de educação em saúde com o intuito de prevenir novo casos de sífilis, através de práticas de aconselhamento e orientações a respeito da contracepção e recomendação da testagem de VDRL assim que demonstrarem o planejamento de engravidar (FREITAS; MEDEIROS, 2018; HORTA et al., 2017)
- Diante do exposto o objetivo do trabalho e descrever o perfil epidemiológico da sífilis gestacional nos municipios do cone sul do estado de RO ,( Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Pimenteiras, Corumbiara, Chupinguaia e Cabixi ).
- Esse estudo é de grande importância para a saúde pública pois sífilis gestacional é considerado um indicador clássico para analisar as condições de risco referentes á saúde do binômio mãefilho, refletindo entre outras coisas o adequado atendimento da equipe de enfermagem nas consultas de pré-natal, bem como nas orientações da mãe e seu parceiro quanto aos cuidados com sua saúde sexual e reprodutiva.
- Diante disso , conhecer a magnitude do perfil epidemiológico da sífilis gestacional nos municipios do cone sul do estado de ro selecionados podendo ampliar o entendimento dos acontecimentos patológicos que envolvem a mãe e o filho na gestação, bem como a qualidade dos serviços prestados à gestante com as ações de prevenção e promoção da saúde, permitindo a comparação da situação atual da doença em cada municipio.
REFERENCIAL TEÓRICO
- SIFILIS
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo Treponema pallidum, uma bactéria espiroqueta. A doença é caracterizada por várias fases: primária, secundária, latente e terciária, cada uma com diferentes manifestações clínicas
...