Fisiologia: Reflexos patelar e Pupilar, Diferenciação Gustatória e Percepção Somatosensorial
Por: Marllon Ribeiro • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 582 Palavras (3 Páginas) • 1.311 Visualizações
FACULDADE PRINCESA DO OESTE CRATEÚS-CE |
Credenciada pela Portaria Nº 348 Parecer CNE/CES Nº: 259/2010 D.O.U. de 07/04/2011 |
[pic 1]
[pic 2]
ANTONIA THAIS
DEBORA FARIAS
mARIA SABRINA
MARLLON RIBEIRO
SINARA AMARAL
Relatório Aula prática
FISIOLOGIA E BIOFÍSICA
Crateús-Ce
2017
Relatório de aula prática de fisiologia
A aula prática aqui apresentada foi realizado no laboratório de Fisiologia da Faculdade Princesa do Oeste, pelos alunos do curso de enfermagem juntamente com o professor desta disciplina.
O objetivo dessa aula foi fazer os próprios alunos realizarem entre si experiências que pudessem ser observados os seguintes assuntos:
- Reflexo patelar
- Reflexo pupilar
- Diferenciação gustatória
- Percepção somatosensorial
Reflexo patelar
É um reflexo mediado por nervos oriundos da raiz de L2, L3 e L4, mas predominante de L4. Clinicamente é considerado como um reflexo de L4. O cobaia ficou sentado com as pernas pendentes, percute-se o tendão patelar com um golpe curto e rápido, logo abaixo da patela e observa-se a extensão do joelho. O procedimento deve ser repetido na perna oposta. Para fazermos esse golpe usamos um martelo comum que teve como cobaia a acadêmica de enfermagem Antonia Thais e Sinara Amaral acedemica de enfermagem realizou o golpe contra a mesma. Nesse reflexo foi observado um movimento involuntário da perna. Houve uma resposta chamada de reflexo medular ou arco reflexo. Estavam envolvidos, receptores, neurônios sensitivos, neurônios motores, sinapses e órgão efetuador. Um receptor capta a batida e então um neurônio sensitivo leva essa mensagem em forma de impulso nervoso até a medula espinhal. Na medula, um neurônio motor irá levar a resposta em forma de impulso até o músculo da coxa, que se contrairá, levantando a perna. Só após a resposta o cobaia teve conhecimento.
Reflexo pupilar
Quando um olho é exposto à luz, ocorre constrição das pupilas dos dois olhos (miose). A constrição da pupila do próprio olho estimulado é chamada resposta direta. A constrição da pupila do outro olho é chamada resposta consensual. O estímulo luminoso é captado pela retina, que envia impulsos pelo nervo óptico, trato óptico, alcança os núcleos de Edinger-Westphal, do mesmo lado e do outro, direito e esquerdo.
Foi observado que houve midríase no olho após a retirada do filtro de papel. Ao colocar a lanterna foi observado que ambas se contraem, mesmo expondo a luz somente um olho.
Diferenciação gustatória
Os alimentos foram colocados em diferentes regiões das papilas gustativas da língua, dificultando a percepção dos diferentes sabores, além do nariz tampado, dificultando o olfato, que também tem papel importante, pois o que conhecemos como sabor nada mais é que a combinação de odores e sabores percebidos pelos sentidos olfativo e gustativo, ativados por seus quimiorreceptores.
O experimento feito com olhos vendados sentindo o cheiro da maçã e comendo pera, foi confundido pela cobaia, que sentiu o odor da maçã e comeu pera pensando que era maçã.
...