Fundamentos de Enfermagem: Procedimentos Técnicos Básicos
Por: fersouzamacabelo • 5/11/2018 • Projeto de pesquisa • 946 Palavras (4 Páginas) • 562 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ALUNO: Fernanda de Souza Macabelo – RA: 8026483
CURSO: Enfermagem (Bacharelado)
Projeto de Pesquisa na UBS Augusto Rodrigues
DISCIPLINA: Fundamentos de Enfermagem: Procedimentos Técnicos Básicos
PROFESSORA: Renata Paula Fabri
São Francisco do Guaporé-Ro
2018
Pesquisa realizada na Unidade Básica de Saúde do Município de São Francisco do Guaporé-ro.
O Espaço físico onde são realizadas as medicações da Unidade Básica de Saúde onde foi realizada a entrevista é de ótima qualidade apesar de não ser tão grande permite com que a equipe desenvolva o trabalho de maneira eficiente, tem os suportes básicos necessários, contém,duas cadeira almofadada, uma maca hospitalar caso o paciente/cliente necessite tomar um soro, é calmo, a limpeza é concorrente promovendo segurança e conforto ao paciente, a organização está de acordo com que a equipe achou melhor para ter acesso.
Os medicamentos contidos na Unidade são armazenados em uma prateleira de vidro, a temperatura é mantida entre 17°C à 21°C , os funcionários realizam a limpeza sempre que necessário, é um local seguro onde quem tem acesso são apenas a equipe. Para o controle da temperatura, é necessária a utilização de termômetros nas áreas de estocagem, com registros diários em mapa de controle, registro mensal consolidado e elaboração de relatórios, através de gráficos demonstrativos, para correção de eventuais anormalidades.
Os medicamentos particularmente sensíveis à ação da temperatura são chamados ‘termolábeis’ e requerem, em geral, temperatura refrigerada ou fresca. Algumas formas farmacêuticas, por exemplo, supositórios, são caracteristicamente termolábeis independentemente do fármaco.
[pic 2]
A validade dos medicamentos é feito com vigor e assim que retirada é feito um ofício informando qual medicação está vencida, sendo mantidas no estoque até o dia útil de sua validade. (Geralmente tem 1 tec. de enfermagem responsável para verificar sempre). A estocagem dos medicamentos deve ser feita de acordo com o lote e a data de validade dos medicamentos, reduzindo o risco de venda de remédios vencidos e facilitando a identificação de qualquer lote contaminado ou que deva retirado do mercado. Quando for necessário realizar o descarte de medicamentos, isso deve ser feito de acordo com as orientações do fabricante e da vigilância sanitária, sempre respeitando o meio ambiente.
Todo medicamento sofre alterações. São variáveis que podem ser refletidas ou não. O que leva à perda total ou parcial de sua atividade, ou podem formar outros produtos, cuja toxicidade pode ser mais elevada do que a do produto original. Estabilidade é o período pelo qual os medicamentos mantém suas características físicas, químicas e farmacológicas, dentro dos limites estabelecidos, desde o processo de fabricação até o período de vida útil.
Os medicamentos injetáveis são armazenados na mesma prateleira de vidro onde é deixada um espaço separado para elas, destacando sempre cada um para melhor acesso e identificação sendo uma identificação muito boa ,pois todos conseguem visualizar oque tem ou não.
[pic 3]
A desinfecção do ambiente e das superfícies são feitas com álcool 70%, a lavagem das mãos é algo primordial entre a equipe todos consideram de suma importância para um atendimento de qualidade e eficaz aos pacientes. A limpeza e a desinfecção de superfícies são elementos que convergem para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde. Corrobora também para o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, por garantir um ambiente com superfícies limpas, com redução do número de microrganismos, e apropriadas para a realização das atividades desenvolvidas nesses serviços. O ambiente é apontado como importante reservatório de microrganismos nos serviços de saúde, especialmente os multirresistentes. Ainda, a presença de matéria orgânica favorece a proliferação de microrganismos e o aparecimento de insetos, roedores e outros, que podem veicular microrganismos nos serviços de saúde.
...