Gabarito
Por: Lucilea Saramago • 21/4/2015 • Artigo • 642 Palavras (3 Páginas) • 361 Visualizações
NORMAS E ROTINAS DO ALOJAMENTO CONJUNTO
HOSPITAL DE CLINICAS UBERLÂNDIA – HCU
(PARA TODA A EQUIPE DE SAÚDE)
- O Alojamento Conjunto deve ser iniciado já na sala de parto para: RN com IG >34sem , peso de nascimento > ou iguais a 2000g, com mãe e RN sem intercorrências clínicas.
- À admissão na Maternidade, na sala de procedimentos, a enfermagem deverá :observar as condições de estabilidade do RN, deve ser higienizado adequadamente, receber kanakion, 1ª dose de vacina Hepatite B, fazer identificação incluindo a impressão plantar nos formulários adequados, proceder a notificação de nascimento, e em seguida levar RN ao leito da mãe e fornecer orientações quanto a rotina do Alojamento Conjunto à família.
- Com 2 a 3 horas de vida, o médico diarista, plantonista ou médico residente deverá proceder o exame físico sumário constando dos dados antropométricos, avaliação clínica ,avaliar a amamentação, registro de eliminações e verificar solicitação de exames de rotina e proceder a coleta de exames quando necessário. Preencher dados na ficha de evolução clínica e no cartão de saúde.
- A amamentação do RN deve ser praticada em regime de livre demanda, estimulada com maior frequencia nas primeiras 24 horas. Cabe a toda a equipe de saúde, em especial a enfermagem, informar à mãe e ao acompanhante, a rotina de cuidados estabelecida na instituição; identificar mães com risco de não amamentar ou de desmame precoce e atuar precocemente.
- A equipe de saúde deve estar disponível para posicionar corretamente o RN no peito e informar sobre a técnica da adequada da amamentação.
- O aleitamento cruzado está contraindicado.
- É contra indicado o uso de bicos, chupetas, mamadeiras, chucas , protetores ou intermediários de mamilos, salvo os casos específicos, quando avaliados e prescritos pelo médico e/ou fonoaudióloga .
- É contra indicado o uso de água, solução glicosada, chás, fórmulas lácteas ou outros alimentos, exceto em casos clinicamente indicados e prescritos por médico.
- Razões médicas aceitáveis para prescrição de dieta complementar após as mamadas ao seio: (utilizar copinho).
a . Bebês em fototerapia e mãe com lactação insuficiente pelo risco de desidratação.
b. Bebês de baixo peso , com RCIU ou imaturos com sucção ineficaz.
c. Bebês com risco potencial de desenvolver hipoglicemia: Exs. macrossômicos filhos de mãe diabética nas primeiras 6 horas de vida, mães com lactação insuficiente com RNs apresentando perda ponderal excessiva ( > 4% nas primeiras 24h e /ou > 6% com 48h) e RNs com DXT entre 40 e 50mg/dl ,assintomáticos.
- Razões médicas para prescrição de dieta - fórmula infantil :(Pode ser prescrito em chucas ou mamadeiras)
d. Bebês filhos de mães soropositivas para vírus HIV.
e. Bebês portadores de galactosemia ou outras doenças metabólicas congênitas
f. Recusa materna apesar de todas as orientações e apoio.
g. Mãe em uso de drogas que contra indiquem o aleitamento.
h. Mãe sem condições clínicas de amamentar.(doença psiquiátrica grave, doenças infecciosas com lesões nas mamas- varicela, herpes, hanseníase-,doenças graves- ICC, Ca consumptivo, IRC, pneumonia, etc)
- Os procedimentos médicos e de enfermagem de rotina( exame físico sumário, completo e subsequentes, Dextrostix e higiene), deverão ser realizados no quarto da mãe, de preferência ao lado do leito materno.
- A equipe de saúde, principalmente a enfermagem, deve orientar e supervisionar a mãe nos cuidados básicos com o RN: banho diário, cuidados com o coto umbilical , higiene durante a troca de fraldas, padrão de sono e mamadas, aspecto normal das fezes e diurese.
- Para outros procedimentos ( Coleta de sangue, líquor, urina por PSP ou sondagem, venóclise para medicação EV, Raio X, Ecocardiograma, ECG etc,) não deixar mãe e bebê separados por mais de 1(uma) hora. Ao retirar o bebê do leito para qualquer procedimento verificar se está com a pulseira de identificação e orientar a mãe e acompanhante , se houver, quanto ao procedimento que vai ser realizado.
...