Microbiologia
Por: lebrinha • 15/10/2015 • Projeto de pesquisa • 384 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
trodução
O vídeo relata sobre as doenças negligenciadas no estado de Pernambuco, diante da politica adotada localmente para o enfrentamento dessas enfermidades. Os serviços de referência atuam na formação destes profissionais do serviço publico de saúde, ministrando sobre recursos sobre técnicas de diagnoóstico e de controle de doenças e dos seus vetores, realizando um diagnóostico com precisão e especifico dos agravos e utilizando quando necessário, técnicas de biologia molecular. Também utilizam o diagnóostico diferencial de doenças, elaboram produtos e prestam consultoria para as secretarias municipais e estaduais de saúde.
2. Objetivos
O objetivo da aula é ensinar, diagnosticar, orientar e prevenir sobre tais doenças.
3. Metodologia
Foi assistido um vídeo sobre Doenças Negligenciadas.
4. Resultados
Doenças negligenciadas é um grupo de doenças que atingem mais populações pobres da África, Ásia e América Latina, são doenças tropicais endêmicas. As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosas ou parasitas e são consideradas endêmicas em população de baixa renda e pouco saneamento.
5. Discussão
Podemos observar que na região Nordeste a desigualdade é grande, pois região apresenta os piores serviços de áagua tratada, coleta de lixo e esgotos e muitas casas ainda não estão ligadas a rede de esgoto, além disso 26% da população não sabem ler nem escrever. E toda essa desigualdade tem repercussão na saúde. O Nordeste é a região que concentra o maior numero de casos de doenças negligenciadas.
Concluindo que o índice nessa região seja muito elevado, toda equipe não só de saúde como outros setores voltam sua atenção para prevenção e cuidados de toda a população.
Melhorando da qualidade da assistência médica, ira favorecer no diz respeito ao correto diagnóstico e tratamento dos pacientes, associada ao encaminhamento e adoção das medidas de controle em tempo hábil, desempenha um papel importante na redução de uma série de doenças infecciosas e parasitárias.
6. Conclusão
As doenças infecciosas e parasitárias podem ser causadas pelos seguintes mecanismos: invasão e destruição dos tecidos por ação mecânica, por reação inflamatória ou por ação de substâncias líticas (lisinas); ação de toxinas específicas, elaboradas pelos germes infectantes ou parasitos, capazes de causar danos locais ou à distância nas células dos hospedeiros; indução de reação de hipersensibilidade com resposta imune do hospedeiro capaz de produzir lesões em suas próprias células e tecidos. Muitas vezes são causadas por falta de saneamento em algumas cidades
alessandra piccoli
...