O Caso Clínico de Edema Agudo de Pulmão
Por: Jefferson Soares • 5/6/2023 • Trabalho acadêmico • 826 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal da Paraíba.
Centro de Ciências da Saúde.
Departamento de Enfermagem Clínica.
Disciplina: Enfermagem na Atenção ao Paciente Crítico. Período: 2022.1
Professora: Ana Paula de Oliveira Coutinho Souza da Silva.
Assunto: Assistência de Enfermagem ao Paciente com Edema Agudo de Pulmão.
C A S O C L Í N I C O - E D E M A A G U D O D E P U L M Ã O
I. Descrição do Caso Clínico
Mulher de 63 anos chega ao Serviço de Emergência (SE) apresentando desconforto respiratório. Os socorristas que a transportaram não conseguiram obter nenhuma informação sobre sua história médica anterior, mas trouxeram sua sacola de medicações. Uma dessas medicações é a Furosemida.
Ao exame: Temperatura = 37,5°C, Pressão Arterial = 220/112 mmHg, Frequência Cardíaca = 130 bpm, Frequência Ventilatória = 36 ipm e SpO2 = 93% sob condições de alto fluxo de oxigenação. Pele: fria, pegajosa e diaforética. Respiratório: bastante dispneica, não aceita deitar-se na maca. Nível de consciência: alerta, mas só consegue responder o que lhe perguntam com sim ou não, devido à dispneia. Cardiovascular: distensão venosa jugular no ângulo mandibular, estertores em ambos os campos pulmonares e um edema pré-tibial 2+ bilateralmente. Bulhas cardíacas regulares, ainda que taquicárdicas, com um galope de B3/B4. Demais sistemas: nada digno de nota.
II. Atividade guiada
1. Leia todo o caso clínico uma primeira vez para conhecer o caso.
2. Faça uma segunda leitura, agora a destacar todos os termos utilizados que você não conheça.
3. Pesquise sobre os termos e registre o que significam.
Pré-tibial é o compartimento anterior da perna
Um ritmo de galope é um ritmo cardíaco anormal em três tempos, que durante a auscultação se assemelha ao som do galope de um cavalo. A terceira bulha ocorre durante a fase de enchimento rápido, após a abertura das válvulas atrioventriculares
4. Faça uma terceira leitura destacando as informações que você considera de maior relevância para prestar e guiar a assistência ao paciente.
Fiz e ta em verde.
III. De acordo com a descrição acima do caso, responda:
- Qual é o diagnóstico clínico mais provável?
Edema agudo de pulmão cardiogenico
- Cite 3 Diagnósticos Diferenciais ao que a paciente provavelmente apresenta.
Hipersensibilidade medicamentosa ou ingestão toxica, insuficiência ventricular esquerda aguda e grave. Hipertensão venosa pulmonar e inundação alveolar.
- Quais sinais clínicos encontrados no caso fundamentam seu diagnóstico provável?
Pressão Arterial = 220/112 mmHg, Frequência Cardíaca = 130 bpm, Frequência Ventilatória = 36 ipm. distensão venosa jugular no ângulo mandibular, estertores em ambos os campos pulmonares. bastante dispneica, fria, pegajosa e diaforética
- Quais exames podem ser úteis para contribuírem com o fechamento do diagnóstico e maior amplitude da avaliação clínica?
Na suspeita de EAP deve-se solicitar: eletrocardiograma, raio-X de tórax ou ecografia pulmonar e hemograma completo com marcadores de necrose miocárdica, gasometria arterial e glicemia. D-dímeros e pro-calcitonina devem também ser solicitados conforme suspeita clínica
- Mediante o seu diagnóstico provável, quais outros prováveis medicamentos esta paciente faz uso?
No sentido Edema agudo de pulmão cardiogênico:
Vasodilatadores (Nitroprussiato de sódio ou fenoldopam), betabloqueador ( atenolol, metropolol) ou digoxina.
- Quanto ao atendimento desta paciente na Sala de Emergência, qual é o próximo passo mais apropriado? Descreva.
O manejo inicial dessa paciente deve incluir administração imediata de oxigênio suplementar, avaliara necessidade de instrumentos supraglóticos, monitoramento da saturação e ajuste da via aérea caso haja necessidade. Além disso, é importante realizar um ECG e avaliar a necessidade de tratamento para a hipertensão arterial. Providenciar acessos venosos periféricos.
...