O Projeto Integrado
Por: sants49 • 13/5/2024 • Projeto de pesquisa • 3.857 Palavras (16 Páginas) • 92 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO SUPERIOR DE ESTÉTICA E COSMÉTICA
Autores
CLICIE LAYSA MARIA DA COSTA RA: 0436302
ELAINE CRISTINA DA SILVA SOUSA RA: 0404579
GIOVANNA LISSA PIMENTA PEREIRA RA: 0431834
LEIDIMILA AZEVEDO DA SILVA RA: 0437012
LORRAYNE CRISTINA DA SILVA SOUSA RA: 0411073
A IMPORTÂNCIA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE, COMO PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA, VOLTADOS AO PROFISSIONAL DE ESTETICISTA.
GOIÂNIA-GO
2023
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO SUPERIOR DE ESTÉTICA E COSMÉTICA
Autores
CLICIE LAYSA MARIA DA COSTA RA: 0436302
ELAINE CRISTINA DA SILVA SOUSA RA: 0404579
GIOVANNA LISSA PIMENTA PEREIRA RA: 0431834
LEIDIMILA AZEVEDO DA SILVA RA: 0437012
LORRAYNE CRISTINA DA SILVA SOUSA RA: 0411073
A IMPORTÂNCIA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE, COMO PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA, VOLTADOS AO PROFISSIONAL DE ESTETICISTA.
Projeto Integrado Multidisciplinar I apresentado no 1° Bimestre de 2024 no Curso Superior de estética e cosmética da Universidade Paulista – UNIP.
GOIÂNIA-GO
2023
RESUMO
A importância de um tema como esse ainda pode ser um desafio, já que na área da estética e beleza existem outros tipos trabalhadores que não têm uma formação acadêmica ou técnica, que acabam se expondo a vários riscos, e logo, as altas taxas de acidentes ficam mais evidentes, no cotidiano é comum que haja a possibilidade de acidentes, contaminações, intoxicações dentre outros riscos iminentes tanto aos profissionais como os clientes. A biossegurança na estética tem como seu principal fundamento lidar com as ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho e, principalmente em relação aos profissionais da área.
No Brasil, a biossegurança entra em cena pela gravidade de casos de contaminação em laboratórios e a preocupação sobre os impactos na saúde. Os profissionais de estética devem ter conhecimento sobre os riscos e acidentes no trabalho, por isso se faz necessário uma formação de qualidade para esse profissional, pois a falta desses saberes podem gerar doenças e outras patologias clínicas, não somente ao profissional, mas também aos clientes que se submetem as técnicas de estética e beleza. Bons hábitos de higiene e saúde garantem qualidade de vida e geram bem estar individual e coletivo. Noções técnicas de limpeza geram menos riscos e ao mesmo tempo assegura o âmbito laboral e o profissional. Em vista disso a biossegurança determina normas regulamentadoras para que sejam aplicadas em empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir a saúde e segurança no âmbito laboral.
Qualquer lugar é propício a acidentes e situações que seja necessário adotar medidas de pronto atendimento até que o socorro especializado esteja disponível. O conhecimento da técnica de Primeiros Socorros é crucial para atuação rápida e eficaz em meio a situação de perigo e deve ser assimilada pelo maior número de pessoas, essas ações no primeiro instante pode salvar vidas.
Palavras chaves: segurança, higiene, primeiros socorros.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. BIOSSEGURANÇA 6
2.1 Normas regulamentadoras 6
2.2 Riscos e Perigos 7
2.3 Desinfecção e Esterilização 8
2.4 Segurança 9
2.5 Higiene e Saúde 9
2.6 Prevenção de acidentes no ambiente de trabalho 10
3. PRIMEIROS SOCORROS 11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
1. INTRODUÇÃO
Segundo Hafen (2002), o primeiro atendimento é tão importante quanto a busca por assistência especializada e só deve ser feito quando a vítima não tem condições de cuidar de si mesma. Porém durante um acidente, qualquer pessoa com algum conhecimento e técnica, pode fazer a diferença no salvamento da vítima (VARELLA,2017).
Os primeiros socorros podem ser definidos como uma série de procedimentos adotados em um atendimento imediato a uma pessoa ferida ou que por alguma circunstância adoeça subitamente, enquanto se aguarda o atendimento médico compatível com a necessidade do acidentado, as ações de primeiros socorros vão além da preservação da vida e danos físicos, mas inclui também o apoio emocional e psicológico aos envolvidos quando são proveniente de eventos traumáticos (HAFEN, 2002 - PASCAL CASSAN, 2011).
Os riscos de acidentes em centros estéticos é cada vez mais frequente e grave. O crescente número de clientes à procura de procedimentos estéticos provocou aumento no índice de intercorrências estéticas e consequentemente aumento de casos de atendimentos hospitalares, um profissional saiba atuar de maneira efetiva ao prestar os primeiros socorros em intercorrências que possa acontecer em seu estabelecimento até que o atendimento seja feito pelo socorrista. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009).
...