OS MALEFICIOS DE ALIMENTOS
Por: Gabriela Aguiar • 8/6/2016 • Monografia • 2.473 Palavras (10 Páginas) • 400 Visualizações
Ensino Médio – 3B
GABRIELA AGUIAR
NAYARA OLIVEIRA
RENATO CAVALCA COUTINHO
RODRYGO GORGULHO DUARTE
VINÍCIUS BRAGA
BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DAS SUBSTÂNCIAS ENERGÉTICAS NO CORPO HUMANO
Campinas-abril-2015
GABRIELA AGUIAR
NAYARA OLIVEIRA
RENATO CAVALCA COUTINHO
RODRYGO GORGULHO DUARTE
VINÍCIUS BRAGA
BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DAS SUBSTÂNCIAS ENERGÉTICAS NO CORPO HUMANO
PTC apresentado como exigência para obtenção do Título do Ensino Médio à Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado- ETECAP, sob a Orientação da Professora Flávia de Almeida Gabos.
Campinas-abril-2015
Termo de Aprovação
GABRIELA AGUIAR
NAYARA OLIVEIRA
RENATO CAVALCA COUTINHO
RODRYGO GORGULHO DUARTE
VINÍCIUS BRAGA
BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DAS SUBSTÂNCIAS ENERGÉTICAS NO CORPO HUMANO
PTC defendida e aprovada em junho de 2015 pela seguinte banca:
Flávia de Almeida Gabos– Orientadora
– Examinador
- Examinador
Campinas – abril - 2015
RESUMO
O presente trabalho de Projeto Técnico Científico, trás como discussão a relação do consumo energético e seus benefícios e malefícios no nosso organismo, tanto no uso isolado como também em sua combinação com bebidas alcoólicas. O mercado está sendo invadido por essas bebidas denominadas energéticas por seus produtores, com objetivo de incrementar a resistência física, proporcionar reações mais rápidas e maior concentração, evitar sono, estimular o metabolismo e ajudar a eliminar substâncias nocivas ao corpo. As bebidas energéticas afetam principalmente os jovens, que tem livre acesso a estas bebidas e muitas vezes fazem uso excessivo, tanto isoladamente como misturados a outros compostos, como por exemplo, as bebidas alcoólicas, transformando-se em um perigo para a saúde. Temos como objetivo principal neste trabalho, analisar, através de pesquisas de campo realizadas na “Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado” com alunos da comunidade escolar, se já consumiram ou consomem bebidas energéticas, o motivo pelo qual o fazem, se existe consumo excessivo dessas substâncias e se trás benefícios ou malefícios ao organismo. O estudo será desenvolvido baseado em artigos que defendiam ou questionavam o uso das substâncias energéticas. Como documento de análise o grupo irá elaborar um questionário de perfil do consumidor que será aplicado aos alunos da comunidade escolar. Futuramente, serão elaborados cartazes de informações e conscientização, já que nossos estudos baseados em artigos apontam alto consumo associado à falta de informação, levando ao consumo excessivo.
PALAVRAS-CHAVE: bebidas energéticas, consumo excessivo, consequências.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................... 6
2. JUSTIFICATIVA................................................................................................ 7
3. OBJETIVOS....................................................................................................... 8
4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA........................................................................... 9
5. METODOLOGIA............................................................................................... 13
6. CUSTOS............................................................................................................. 14
7. RESULTADOS ESPERADOS........................................................................... 15
8. CRONOGRAMA.............................................................................................. 16
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................. 17
ANEXO
1. INTRODUÇÃO
Observou-se recentemente um aumento rápido de consumidores de bebidas energéticas. Os fabricantes, com suas justificativas de proporcionar ao consumidor, mais ação, por exemplo, conseguiram uma alta e rápida popularização de tais bebidas.
Muito se defende e também se questiona sobre o consumo dessas substâncias energéticas, apesar de ser regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA), sendo comercializado como se exige, a bebida sendo consumida isoladamente não consegue atingir o efeito que a mídia divulga, levando-a a ser misturada, pelo público, como outros compostos, sendo eles as bebidas alcoólicas, por exemplo.
Neste trabalho, busca-se analisar através das pesquisas de campo, o perfil de quem consome, quais motivações, o quanto consomem e se têm informações, levando a uma pesquisa mais ampla de efeitos que podem ser causados à saúde humana.
2. JUSTIFICATIVA
Observa-se muita falta de conhecimento dos consumidores em relação as bebidas alcoólicas. Após serem feitas as pesquisas de campo, o grupo acha fundamental que seja feito os cartazes informativos
...