Os Fundamentos técnicos
Por: rickalvess • 24/10/2018 • Trabalho acadêmico • 946 Palavras (4 Páginas) • 237 Visualizações
1-Resumo
O caminho de um acadêmico em qualquer que seja área escolhida, será difícil, cansativo, mais, porém será de muitas alegrias e aprendizados, no caso da enfermagem o aprendizado deve vim de modo com que se tenham mais atividades na pratica do dia-a-dia, pois é uma profissão que exige muito de nossas habilidades, que realmente será desenvolvida atrás da pratica.
Com o objetivo de demonstrar a importância na formação dos futuros profissionais da saúde. É que relatamos a experiência de banho no leito, vivenciada com o Paciente Jerônimo, com a idade de 73 anos. Internado desde janeiro que foi submetido a um procedimento cirúrgico para amputação do membro inferior esquerdo, o paciente se encontrava também com uma sonda vesical para poder urinar, e fazendo uso diário de medicamentos, tanto para a diabetes, quanto para dor, etc.
Os acadêmicos de enfermagem ao chegar ao leito, se apresentaram ao senhor J.A.F., logo após realizaram a aferição de sinais vitais, onde foi constatado que estava tudo normalizando, estando sem restrição ao banho que seria realizado, e assim com a supervisão da docente foi realizado o banho de aspersão. O banho foi realizado por dois acadêmicos, e a assepsia do leito e troca de lenções por um aluno. Após o banho foi colocado à fralda no paciente, e a limpeza da sutura e do acesso central, que foi realizado pela docente que estava supervisionando. Depois de todo o procedimento foi realizado a aferição dos sinais vitais novamente onde constava temperatura corporal 36,5 ºC, frequência cardíaca de 74 bpm, frequência respiratória de 19 mrm, e pressão arterial 120/80 mostrando-se tudo normalizado.
2-Sumario
3 Introdução________________________________________________________________3
4 Metodologia ______________________________________________________________4
5 Desenvolvimento __________________________________________________________5
6 Referencias _______________________________________________________________7
3-Introdução
O problema em estudo vem mostrar os relatos de experiências vivenciados por três acadêmicos de Enfermagem na realização do procedimento de banho de aspersão, experiência vivenciada em aula prática no Hospital Santa Casa de Campo Grande – MS, atividade inserida na disciplina de Fundamentos Técnicos de Enfermagem, visando obter habilidades e conhecimentos básicos necessários para a atuação profissional.
Uma das principais formas de manutenção da higiene corporal é o banho. Além de ser uma necessidade humana básica, promove o bem-estar físico ao cliente e melhora o seu conforto. Proporciona também, a oportunidade do profissional de enfermagem examinar a integridade da pele do cliente de uma forma mais ampla. Sem dúvida é um momento onde o profissional de enfermagem deve obter uma relação de confiança com o cliente. Foram encontradas, durante a experiência, algumas limitações para a realização do banho, tanto na estrutura do banheiro do hospital, quanto na insuficiência de material para prestar a assistência de uma forma mais humana possível. Foi observado que a prática do banho é bem diferente em um ambiente hospitalar do que a aula prática em laboratório de Enfermagem da faculdade.
4-Metodologia
Estetoscópio, esfigmomanômetro, relógio de pulso, termômetro, cadeira de banho, chuveirinho, sabonete liquido, bonequinha para higiene bucal, pois o paciente não possuía escova de dente, flúor liquido, compressas, ataduras, gases estéreis, micropore, bandeja de procedimento, cumadre, clorexidina, soro fisiológico, lençóis, fraldas, álcool 70%.
5-Desenvolvimento
Dois acadêmicos de enfermagem ficaram responsáveis pelo banho de aspersão iniciando com abertura da bolsa da sonda vesical de demora em que se pudesse eliminar a urina do paciente na cumadre, a urina se encontra com a coloração alaranjada. Abaixamos as grades do leito, pegamos o paciente junto com a docente, e colocamo-lo na cadeira que seria utilizada no banho. Tivemos que ter muito cuidado, pois o paciente se encontrava com o membro inferior esquerdo amputado o que fazia com que o cuidado fosse redobrado, com o paciente na cadeira, retiramos a fralda que estava evacuada. No banheiro já despido, foi realizado a higiene bucal no paciente, e ai então demo inicio ao banho de aspersão, cuja paciente se recusou a lavar o cabelo, pois segundo ele teria lavado no dia anterior, e estava muito frio.
...