TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Por:   •  24/5/2018  •  Resenha  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

POLITICAS DE SAUDE NO BRASIL

O documentário nos mostra que o crescimento da saúde desde a revolta da vacina até os dias de hoje revela como foi o aparecimento do sistema único de saúde e os planejamentos que levaram a sua implantação, pois ele é símbolo de uma vitória daqueles que batalharam e não retrocederam pela saúde do povo, por uma saúde onde há como privilégio a universalidade, equidade e integralidade.

É importante conhecermos como surgiu a política e as melhorias da saúde na atualidade, tudo começou em 1900, na entrada do século xx, onde a situação da saúde pública era uma total vergonha, que ocasionou nas epidemias que afetava todo o país, da cólera até as diversas pestes.

Então Oswaldo cruz tomou uma iniciativa, criando um instituto para combater essas epidemias que afetavam a população.

Em 1904 a população se revoltou contra a vacina, mesmo que seu objetivo fosse benéfico, o modo como foi abordado assustou os habitantes, pois eles viam como uma forma autoritária, e decidiram por si negar-se a receber a vacina pois também tinham medo dos efeitos.

De 1917 á 1919 houve uma greve dos operários que afetou grandemente o RJ e SP, e a gripe espanhola atingiu o brasil matando milhares de pessoas e assustando os médicos, pois não sabiam como cessar a doença.

Houve também a revolta dos tenentes que tentaram tomas o forte de Copacabana em 1922.

Criada a lei Elói Chaves em 1923 que regulamentou os CAPs dando assistência medica aos trabalhadores e o direito a aposentadoria.

Logo em seguida em 1924 a cidade de São Paulo foi bombardeada.

E chega a era Vargas (1930) Getúlio se torna presidente e uniformiza a saúde pública, substituindo o CAPs pelo IAPs.

Prestes tentou um levante militar contra o governo federal no ano de 1935.

O ministério do trabalho foi criando, e com a necessidade de combater a malária e proteger os soldados da borracha na Amazônia o governo criou a SESP (serviço especial de saúde pública)

E foi com o intuito de recuar as epidemias com um trabalho preventivo.

Em 1945 ocorreu a oposição ao Estado Novo e Getúlio Vargas foi deposto.

Em uma entrevista com o Dr.Roberto José ele diz que a utilização dos modelos de centros de saúde americanos consiste em médicos de todas as especialidades e grande quantidade de equipamentos ultramodernos.

E declarou que havia uma defesa por parte dos médicos para que fossem criados institutos para cada tipo de doença como por exemplo Leprosários, sanatórios e hospícios.

Já outros acreditavam que deveria haver centros de saúde que fosse viável para as condições sociais do povo ou talvez um sistema de saúde para todos.

E já conseguimos ver o quanto a população lutava para obter os seus direitos em busca de um sistema de saúde que abrangesse a todos.

A ditadura militar começou em 1964 deixando a população cada vez mais pobre, trazendo miséria e aumentando a mortalidade infantil e cada vez mais doenças.

E o governo federal unificou todo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com