PORTFÓLIO MICROBIOLOGIA
Por: Giovanna Aragão • 10/2/2019 • Resenha • 588 Palavras (3 Páginas) • 2.282 Visualizações
PORTFÓLIO MICROBIOLOGIA
Microbiologia é a ciencia que estuda os microorganismos: vírus, bactérias, fungos e rickettsias.
A estrutura celular divide os seres em dois grupos: os procariotas (possuem uma única molécula de DNA e não tem membrana celular) e as eucariotas (possuem muitas moléculas de DNA, membrana celular e núcleo).
As principais características dos microorganismos estão presentes na sua fácil adaptação ao ambiente em que vive e a mutação, com ela é possível adquirir a resistência aos medicamentos e a não ser mais eliminados com certos tipos de antibióticos.
Tipos de microorganismos
BACTÉRIAS - são unicelulares, podem apresentar reprodução sexuada ou assexuada, capazes de produzir substâncias nocivas ou não para o homem.
Para identificar as bactérias, é usado o método da Coloração de Gram, no qual esses microorganismos são submetidos a compostos quimicos e de acordo com a fixação da cor são classificados como gram-positivas ou gram-negativas. As gram-positivas possuem uma maior quantidade de peptideoglicano em sua parede celular, o que a torna mais espessa e rígida do que as gram-negativas.
Os principais tipos morfológicos das bactérias são: cocos, bacilos, vibrião, células apendiculadas e quadradas.
VÍRUS - seres submicroscópicos, sempre patogênicos e que necessitam de células vivas para o seu crescimento e proliferação.
Exemplo de doenças causadas por vírus: coqueluche, sarampo, gripe, hepatite, caxumba e etc.
FUNGOS E COGUMELOS - organismo vegetal que vive de substâncias vegetais em estado de putrefação. Do ponto de vista nutritivo, o cogumelo comestível é rico em proteínas e alguns são usados em terapias, como produtores de antibiótico.
Fungos grandes: comestíveis
Fungos pequenos: causadores de micose
RICKETTSIAS - microorganismo que se assemelha a um minusculo bacilo, grupo transitório entre bactérias e vírus, vive como um parasita no tubo digestivo de alguns insetos (piolhos, carrapatos e pulgas) que os transmitem ao homem quando picam.
Respiração
Respiração aeróbia: crescem e se reproduzem na presença de oxigênio
Respiração anaeróbia: não sobrevivem na presença de oxigênio
Tipos de respiração anaeróbia: aerotolerantes (não utilizam oxigênio mas resistem a sua presença) e facultativos (sobrevivem com ou sem oxigênio)
Metabolismo
O metabolismo dos microorganismos é baseado na sua fonte de energia. Existem os dependentes de luz que usam a energia solar pelo processo de bacterioclorofila, e os dependentes de compostos químicos que absorvem a energia química e convertem em energia de ligação para unir compostos inorgânicos sem precisar da luz solar.
Reprodução
A reprodução bacteriana pode ser assexuada (se reproduzindo por divisão binária) ou sexuada através da junção bacteriana trocando material genético.
Agentes Infecciosos
Infecção é a invasão de micróbios patogênicos ao organismo que se multiplicam, causando a doença. A infecção pode ser inaparente (sintomas despercebidos), localizada (limitada a uma parte do orgão) ou generalizada/sepse (germes na corrente sanguínea).
Resistência é o conjunto de defesas do organismo, sendo exemplificada por barreiras mecânicas como a secreção lacrimal e movimento das pálpebras, ou por barreiras físicas, que se adequam ao bom funcionamento do organismo.
Virulência é o conjunto de micróbios agressivos ao organismo, causando doenças. Seus meios de contaminação mais comuns são pelo ar, fezes, vômito, secreções do nariz e equipamentos inadequados. Um bom jeito de evitá-los é dar ênfase a boa higiene e sempre lavar as mãos.
...