PROCESSOS DE ENFERMAGEM
Por: Aline Nogueira • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.369 Palavras (6 Páginas) • 1.025 Visualizações
Processo de Enfermagem....
É o método escolhido pelo enfermeiro para implementação dos cuidados, garantindo ao cliente segurança e continuidade do cuidado nos três níveis: primário, secundário e terciário.
Wanda de Aguiar Horta uma pessoa muito inteligente, mestre voltada para ver a enfermagem não somente como um atendimento, mas sim como uma forma de tratar o outro, cuidar, observar, respeitando suas individualidades, neste momento passou-se a desenhar o padrão de enfermagem aplicado hoje.
Atividade privativa do Enfermeiro
Etapas do Processo de Enfermagem
O Processo de Enfermagem é composta por - 5 etapas
Histórico de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Prescrição de Enfermagem
Evolução de Enfermagem
Prognóstico de Enfermagem
1. Histórico de Enfermagem– (Entrevista e Exame Físico)
Roteiro sistematizado para coleta e análise de dados significativos do ser humano, tornando possível a identificação de seus problemas.
Nessa etapa é onde o enfermeiro realiza a técnica de coleta de dados (entrevista) composta por três fases: Introdução, Corpo da entrevista e Fechamento da entrevista.
Introdução: Apresentação do profissional (Enfermeiro): Bom dia Senhor João, sou Camila, enfermeira do hospital Francisca Mendes e preciso saber algumas informações a seu respeito para que possamos cuidar do senhor da melhor forma possível.
Tratar cliente como: Senhor(a), Seu, Dona: Ex.; Senhor João, Dona Raimunda.
Nunca tentar uma intimidade prévia (falsa intimidade): tiozinho(a), vozinho(a).
O profissional precisa passar confiança, interesse, motivando assim a realização das inúmeras perguntas.
Corpo da Entrevista: É a entrevista propriamente dita.
Nesta fase o profissional deve ter a intenção compreender o ser humano que está a sua frente.
Primeira pergunta: Como o Senhor(a) está?
Nesta fase o cliente é encorajado e estimulado a expressar a percepção que possui de sua história de saúde, contando detalhes a respeito do funcionamento do seu corpo, de suas queixas, sentimentos.
É normalmente nesta fase que se é dito a queixa principal.
Portanto nesta fase o enfermeiro, profissional, de enfermagem deverá induzir que o cliente se aprofunde quanto ao detalhamento da doença atual, existência, de doenças anteriores, pessoais e familiares.
Além de buscar informações a respeito da utilização de medicações e fatores de risco (fuma, bebe, usuário de drogas) se a resposta for sim verificar: quantidade, frequência, idade que iniciou e se for o caso quando parou.
Colher informações quanto a Hábitos e Costumes, com o intuito de colher informações a respeito à satisfação das necessidades humanas básicas: Relato das condições de moradia, hábitos de higiene, alimentação, sono e repouso, atividades físicas atividades sexual, lazer recreação e eliminação.
Fechamento da Entrevista: Entrevista chegando ao fim, portanto nessa fase deve-se conscientizar o cliente que o profissional está satisfeito e agradecido com a colaboração do cliente na coleta dos dados.
O profissional irá realizar um breve resumo dos aspectos mais importantes colhidos do paciente e com o consentimento dele quanto aos dados colhidos você irá finalizar as anotações perguntado ao cliente se ele tem alguma pergunta.
Deixando claro que você também está ali para esclarecimento de dúvidas, quanto ao tratamento, rotina do hospital...entre outros questionamentos.
Nessa primeira etapa do processo de enfermagem: Histórico de Enfermagem também é onde se realiza o exame físico.
Exame Físico – Conceito
É o procedimento de examinar o corpo de um paciente para determinar a presença ou ausência de problemas físicos.
O Exame Físico é composto por 4 técnicas:
Inspeção – Comparação entre os lados do corpo, inspecionar cada área do corpo quanto ao seu: Tamanho, Formato, Coloração, Simetria, Posição e deformidades.
Palpação – Utiliza-se o sentido do tato das mãos através da técnica de pressionar o local examinado, com o intuito de enxergar aquilo que não é possível aos olhos do examinador.
O examinador irá tentar identificar a presença de: nódulos ou massas.
Percussão: É a técnica de golpear a superfície explorada do corpo para produzir sons que permitam avaliar as estruturas pelo tipo de som produzido.
Sons produzidos de acordo com a área explorada:
Timpânico: Som normalmente encontrado no (estômago), pois é uma região provida de ar. O som tem característica de um tambor, caixa vazia.
Maciço: (Fígado, Baço, Coração, Coxa) ocorre em regiões desprovidas de ar. O som tem característica: parede, bloco de madeira.
Sub- maciço: (tórax com pouco ar) presença de ar em pouca quantidade. O som tem característica de um livro grosso.
Ausculta: Nessa técnica além do sentido da audição do examinador é indispensável a utilização de um estetoscópio para auxílio na identificação de sons encontrados durante a técnica.
Tipo de som:
Timpânico: (estômago), tambor, caixa vazia.
Maciço: (Fígado, Baço, Coração, Coxa), parede, bloco de madeira.
Sub- maciço: (tórax com pouco ar), livro grosso.
Claro Pulmonar: (pulmão), murmúrios vesiculares.
A técnica de Avaliação do Exame Físico:
Cefalocaudal
- Cabeça
Crânio (tamanho, formato, posição, deformidade).
Couro Cabeludo – (integridade, sujidades, pediculoses, presença de inflamações.
- Olhos
Pálpebras
...