RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM CENTRO CIRÚRGICO
Por: Jane Costa • 4/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.887 Palavras (8 Páginas) • 8.861 Visualizações
FACULDADE DE IMPERATRIZ – FACIMP/WYDEN[pic 1]
CURSO DE ENFERMAGEM
JANE COSTA SOUSA
YASMIN LOIANE MOTA DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM CENTRO CIRÚRGICO
IMPERATRIZ
2018
JANE COSTA SOUSA
YASMIN LOIANE MOTA DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM CENTRO CIRÚRGICO
Relatório de estágio apresentado à disciplina de centro cirúrgico do curso de Enfermagem da Faculdade de Imperatriz -FACIMP/WYDEN, como requisito parcial da nota de estágio.
Orientadora: Débora de Oliveira Silva
IMPERATRIZ
2018
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 4
2GRUPO DE ESTÁGIO E CRONOGRAMA 5
3DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO 5
4DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS 6
4.1DATA: 05.02.19 6
4.2DATA: 07.02.19 7
4.3DATA: 12.02.19 7
4.4DATA: 13.02.19 8
4.5DATA: 14.02.19 8
4.6DATA: 19.02.19 8
5CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O Centro Cirúrgico (CC) é uma unidade hospitalar onde são executados procedimentos anestésico-cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial. É considerado como cenário de alto risco, onde os processos de trabalho constituem-se em práticas complexas, interdisciplinares, com forte dependência da atuação individual e da equipe em condições ambientais dominadas por pressão e estresse (MARTINS; DALL’AGNOL, 2016).
O CC deve ser implantado próximo das Unidades de Internação, da Unidade de Terapia Intensiva e da Emergência, para que se agilize o atendimento dos pacientes. Sendo considerado como zona crítica para transmissão de infecção hospitalar, deve ficar longe de ruídos, de fluxo de pessoas, de poeira e outros contaminantes (MEDEIROS; FILHO, 2017).
Esse ambiente, marcadamente de intervenções invasivas e de recursos materiais com alta precisão e eficácia, requer profissionais habilitados para atender diferentes necessidades do usuário diante da elevada densidade tecnológica e à variedade de situações que lhe conferem uma dinâmica peculiar de assistência em saúde(MARTINS; DALL’AGNOL, 2016).
É atribuição do enfermeiro informar o paciente cirúrgico sobre seu problema de saúde, procedimento cirúrgico e, principalmente, como ele poderá participar de sua recuperação pós-operatória, orientando-o no pré e pós-operatório por meio de uma linguagem clara, respeitando seus conhecimentos e sua cultura. Além disso, certificar a identidade e o consentimento do cliente, o local e o procedimento; verificar os sinais vitais e manter o paciente monitorado e com acesso venoso; eliminar a presença de qualquer risco, como o de perda sanguínea, dificuldade das vias aéreas, reações alérgicas e complicações no pós-operatório, entre outras funções(HENRIQUES; COSTA; LACERDA, 2016).
Dessa forma, o CC constitui-se de um ambiente repleto de situações e expectativas diversificadas que podem resultar em fracassos ou vitórias, deixando clara a importância da atuação do enfermeiro, a qual deve implementar ações baseadas em um processo de trabalho planejado com uma série de passos integrados oferecendo, assim, uma assistência adequada ao paciente, ao atendimento da equipe cirúrgica e às necessidades da equipe de enfermagem (SANTOS; BERESIN, 2009).
GRUPO DE ESTÁGIO E CRONOGRAMA
Este estágio foi realizado com a participação dos alunos do 8º período de enfermagem da Faculdade de Imperatriz- FACIMP/WYDEN, correspondente ao grupo G3.
Teve seu início no dia 04.02.19 e data de término no dia 25.02.19.
DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO
O Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto está instalado na Avenida Pedro Neiva de Santana, bairro Camaçari, conta com 116 leitos de internação, distribuídos nas especialidades clínica médica (26), cirúrgica (26), oncológica (26) e clínica cirúrgica oncológica (26), e mais 12 de UTI Adulto.
A estrutura física do centro cirúrgico é composta de seguinte forma:
[pic 2]
Planta física do Centro Cirúrgico do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
DATA: 05.02.19
O primeiro encontro do grupo neste campo de estágio ocorreu no centro cirúrgico do hospital macrorregional de Imperatriz-MA, onde nesta ocasião, sob a supervisão da preceptora, o grupo pode conhecer toda a estrutura física (pré-operatório, CME,salas cirúrgicas,arsenal,sala de repouso, farmácia satélite e Unidade de recuperação pós-anestésica - URPA). Foi falado sobre a rotina e sobre os principais cuidados que se deve ter com cada paciente.
Foi mostrado ainda, o quadro fixado na parede contendo informações sobre as cirurgias que serão realizadas no decorrer do dia e o médico responsável, bem como a sala de cirurgia utilizada. Nesse momento oportuno, acompanhei cirurgias de colecistectomia, histerectomia,hérnia umbilical,hérnia inguinal,e em outro momento, após a cirurgia,o acompanhamentodo paciente até a URPA.
Relatório da reunião com coordenação da segurança do paciente
A reunião abordou a temática da segurança do paciente, os cuidados que devemos ter, como fazer assepsia das mãos antes e após qualquer procedimento eos riscos do uso de adornos. Foi comentado sobre a estrutura física, sobre o centro de material e esterilização, os tipos de cirurgias que são realizadas, e suas normas e rotina. Nos setores de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro Cirúrgico (CC) é necessária a assinatura em um ponto para controle do hospital,os estagiários da Clínica Médica deverão usar Máscara Hospitalar N95 no atendimento voltado para clínica médica e clínica cirúrgica.
...