Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior
Por: moniquesvenancio • 16/12/2015 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 537 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2 – 2015/1
Disciplina: Alimentos e Bebidas Coordenadora (docente): Maria Lúcia A. Martins
Data de postagem na plataforma: até 30/04/15
Nome: Monique da Silva Venancio
Matrícula:13116100045 Polo: Macaé Período: 5°
- Tipologia de Restauração: Coffee shop,um cardápio extenso com preparações tradicionais e de aceitação geral.
- Tipologia de serviço de mesa: O chamado Serviço empratado, que é muito utilizado em hotéis, como também em restaurantes de todo o mundo.
- Perigo para a saúde humana: Perigo Biológico, microorganismos nos alimentos que deixou pelo menos 17 pessoas infectadas.
- O problema poderia ter sido evitado com o tratamento correto da água, alimentos com etiquetas para identificação de validade, forma de conservação, etc. E um fato importante também é a conclusão total da obra, para depois utilizar o ambiente.
- O manual de Boas Práticas Alimentares possui regras importantes para que evite ou reduza os perigos de contaminação e perigos relacionados aos alimentos, prevenindo os consumidores das Doenças Transmitidas por Alimentos.
- Referência: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/07/03/interna_vidaurbana,514010/restaurante-dentro-de-hotel-em-boa-viagem-e-interditado-pela-vigilancia-sanitaria.shtml. Acessado em 30/04/2015.
- Postar estudo do caso:
- Restaurante dentro de hotel em Boa Viagem é interditado pela Vigilância Sanitária
Publicação: 03/07/2014 17:35 Atualização: 03/07/2014 18:45
O restaurante Giotto foi interditado, na manhã desta quinta-feira (03), após uma denúncia anônima de surto alimentar que teria deixado pelo menos 17 pessoas infectadas. Após a inspeção da Vigilância Sanitária do Recife, o estabelecimento, que fica dentro do hotel Nobile Inn Beach Class Convention, na Rua Maria Carolina, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foi fechado por tempo indeterminado.
Até mesmo uma equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, foi acionada para verificar a denúncia. O motivo da interdição, no entanto, não foi o surto alimentar, que ainda não foi confirmado, mas pendências em relação às boas práticas de cozinha.
De acordo com a inspetora sanitária Elisa Araújo, o estabelecimento não tinha cloro na água. A cozinha onde os hóspedes e funcionários do hotel se alimentam não está concluída, eles utilizam uma estrutura de apoio por conta das obras. Além disso, os alimentos não têm etiquetas com as informações necessárias e o fluxo dentro da cozinha não é adequado. A pia, que é obrigatória dentro da área de manipulação de alimentos, sequer terminou de ser instalada.
A dificuldade, segundo as equipes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, em investigar o caso de surto alimentar seria causada porque, além do restaurante Giotto, há outro refeitório no local utilizado pelos funcionários da obra, que se alimentam com comida terceirizada. As vítimas seriam todas funcionárias do hotel.
...