RESENHA PAISM: um marco na abordagem da saúde reprodutiva no Brasil
Por: Leticia Nascimento • 20/9/2015 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 2.783 Visualizações
PAISM: um marco na abordagem da saúde reprodutiva no Brasil
Resenha descritiva sobre o artigo, “Paism: um marco na abordagem da saúde reprodutiva no Brasil, ALCALÁ, M. J., 1995. Compromisos para la Salud y los Derechos Sexuales y Reproductivos de Todos. New York: Family Care International.
O artigo aborda a história do PAISM (Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher), o significado social e a saúde reprodutiva no Brasil.
Criado em 1983, o PAISM (Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher) veio complementar o serviço de saúde a mulher, abrangendo não somente a questões reprodutivas, mas também um conceito de atenção integral à saúde das mulheres. A formação da comissão organizadora foi de suma importância, pois a especialidade de cada um agregou mais valor ao projeto.
Com o PAISM, a atenção da mulher passou a ser integral clínico-ginecológica e educativa, indagando o controle do pré-natal, do parto e puerpério, problemas na adolescência e terceira idade, controle de DSTs, câncer do colo de útero e mama.
Porem houve varias discussões sobre a implantação do Programa, a exclusão do homem implicaria a noção de que só a mulher era responsável pela reprodução. Mas houve também grupos organizadores de mulheres que lutavam pelo PAISM, pois a assistência prestada às mulheres era apenas em relação aos cuidados materno-infantil. Foi observado que o lançamento do PAISM teve um amplo significado social, bastante importante para a democratização da sociedade brasileira.
Não apenas dando enfoque à saúde reprodutiva, o PAISM trouxe melhorias para esse assunto, foi pioneiro inclusive no senário mundial, propondo um atendimento à saúde reprodutiva das mulheres e não mais a utilização de ações isoladas em planejamento familiar. Porem não ocorre ainda à implementação efetiva do Programa em todo território brasileiro, uma vez que o SUS (Sistema Único de Saúde) ainda passa por precariedades, mas não devemos deixar de lado a luta pela efetivação do PAISM.
Nota-se a importância do PAISM para a saúde da mulher, o artigo mostra acontecimentos históricos que incubiram a população feminina a lutar por amplas melhorias no sistema de saúde prestados as mesma.
Autora, Maria José Martins Duarte Osis.
...