RESUMO DO ARTIGO
Por: fellipelcd • 25/9/2019 • Resenha • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
Resumo do artigo
Implementação da Política nacional de Saúde do Homem: o caso de uma capital brasileira.
Luiz Fellipe Rosa Scarcela
D376DG-6
EN6A30
19 de setembro/201
No ano de 2009 o Ministério da Saúde (MS) institui a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), tendo como intuito propor ações humanizadas e resolutivas, promovendo a capacitação de profissionais da saúde para o atendimento do homem. O Ministério da Saúde selecionou 26 munícipios no Brasil, que apresentava altos índices de mortalidade dos homens para dar início a esse processo de cuidado. Em 2008 a capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá, apresentou números alarmantes relativos ao índice de mortalidade masculina sendo assim considerado uma das cidades pioneiras na implementação da PNAISH, porem mesmo com a implementação, o número de mortes continuaram os mesmos após dois anos da implementação do programa de assistência à saúde do homem, o que acabou servido de base para esse artigo que tem por objetivo identificar os principais problemas e de que forma essa assistência a população masculina poderia ser eficaz.
Foi observado que quando se trata de saúde do homem, o tema é cercado de muito preconceito (pois normalmente quem se preocupa com a saúde e a mulher, e o homem não pode ficar doente, ele não pode se preocupar com a saúde, isso vem até mesmo dos próprios homem passarem essa imagem e a sociedade acabar reforçando de certa forma). O que torna esse artigo tão importante, digo isso para mim mesmo como homem, nunca tinha parado em nem um momento para pensar que também necessitamos de cuidado, e durante a minha formação nunca ter se preocupado e nem pensado que teria uma política volta a mim. Porem ela é muito difícil de ser empregada na sociedade devido ao próprio interesse dos homens e a falta de recursos também.
A pesquisa foi realizada com um total de 13 profissionais que participaram desse projeto, tento em vista observa o conhecimento sobre esse assunto e a discursão de experiências sobre o tema. Durante a entrevista, foi observado que a saúde sexual e reprodutiva do homem é considerada prioridades pela PNAISH. Em Cuiabá uma das práticas identificadas foi a inclusão do homem em ações referentes ao planejamento reprodutivo, onde normalmente a participação do homem no planejamento reprodutivo apenas ocorre na última consulta da mulher que deseja fazer a laqueadura, porque nesse momento a sua presença é obrigatória por necessitar da concordância entra o casal e por se tratar em um método contraceptivo definitivo. Ou seja, normalmente o homem só comparece a consultar quando os profissionais falam que eles são “ obrigados “ ou seja ele tem que comparecer para assinar algum papel. E o objetivo da PNAISH é poder implementar essa assistência, propondo a ampliação e a qualificação do cuido no planejamento masculino e feminino. Tornando assim as decisões relativas a vida reprodutiva do casal, algo mais compartilhado e não apenas o homem tendo papel na hora de assinar algo
Dados presentes também no artigo é de que dos 263 homem que foram atendidos, apenas 130 foram encaminhados para a realização da vasectomia, porem apenas 5 realizaram o procedimento, mostrando assim, que existe uma demanda muito reprimida já que os homens não se interessam muito devido as dificuldades presentes no próprio sistema de saúde como também aos próprios preconceitos relacionados ao exercício de sua sexualidade que também limita a procura desse método, não gerando o interesse e dessa forma, acaba despertando ainda mais as dificuldades e os preconceitos, e descredibilizando o sistema de saúde.
Observando esses fatos, o sistema responsável em cuidar desses procedimentos acabou realizou em 2010 pelo SMS de Cuiabá um evento de sensibilização que contou com a participação de todos os profissionais da atenção básica e secundaria, que teve como foco o atendimento à população masculina. Abordando temas como a prevenção do câncer de próstata e a promoção da saúde, porém é observado que mesmo assim o foco acaba se tornando de forma orgânica, ao campo da saúde sexual e reprodutiva. E o grande objetivo dessas ações é fazer o homem se questionar, gerando a dúvida, mostrando que não é apenas a saúde sexual, ou aos males da próstata, e sim o cuidado ao homem como um todo, tanto em forma coletiva como individual, o que acaba se tornado o grande desafio da PNAISH.
...