Reflexão escrita
Por: selmasilvalopes • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 884 Palavras (4 Páginas) • 373 Visualizações
[pic 1]
Escola Superior de Saúde
Curso de Licenciatura em Enfermagem
Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria
REFLEXÃO CRÍTICA
Orientadora docente: Suely Reis
Discente: Kátia Pinto
Mindelo, Junho de 2015
Índice
Introdução
Enquadramento teórico
Como decorreu esse ensino clínico
Quais as dificuldades encontradas
Competências adquiridas
Significado que se aplica a esse ensino clínico
Considerações finais
Referências bibliográficas
Introdução
O presente trabalho constitui um elemento de avaliação do Curso de Licenciatura em Enfermagem do 3º ano do 2º semestre da Universidade do Mindelo que surge no âmbito do VII Ensino Clínico (EC) em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria realizado no Centro Apoio Psicossocial - Álcool e Droga (CAPS-AD), desde de 30 de Abril até 28 de Maio. Solicitada pela Enfermeira docente Suely Reis.
O trabalho tem como finalidade mostrar a nossa capacidade de fazer uma auto-crítica tendo como base as nossas fragilidades e saber como superá-los.
O objectivo Geral do trabalho é conhecer e saber diferenciar uma pessoa portadora de um transtorno mental bem como de uma não portadora.
Como objectivos específicos são preconizados os seguintes:
- Conhecer e identificar pessoas portadoras de transtorno mental de outras não;
- Demonstrar as minhas competências para poder ajuda-los e também ajudar a mim para superar as minhas dificuldades;
- Mostrar as minhas competências adquiridas com base em novas experiências.
Tendo como uma metodologia qualitativa com o uso da internet, referências bibliográficas, experiências próprias etc.
Enquadramento teórico
Neste sentido a qualidade de vida é de estrema importância, visto que a necessita de uma continuada melhoria. De acordo com Berwick, 1989 cit. in Lancaster 1999:452, a melhoria da contínua da qualidade (…) inclui a liderança, o trabalho em equipa, o poder dos empregados, a responsabilidade individual e a melhora continua dos processos do sistema que conduzem a melhores resultados.
Portanto os serviços de cuidados prolongados existem em algumas áreas. Esses serviços podem ou não estar associados ao hospital. São prestados cuidados para ajudar os indivíduos a retomarem a vida independente (Lancaster1999:651).
Como decorreu esse ensino clínico
Do inicio fiquei apavorada quando soube que ia desenvolver esse ensino clínico no CAPS, visto que, achava que este local teria mais a ver com um ensino clínico relacionada com vulnerabilidade e não com saúde mental. Mas com um tempo fui vendo que este EC teria como base a prevenção primária, ou seja a detenção precoce.
Portanto com organização das actividades a serem desenvolvidas com os meus colegas, consegui observar que mesmo sem recursos era possível, baste ter interesse e a vontade de trabalhar.
Ainda posso destacar que este EC decorreu de melhor forma possível uma vez que havia esforço e forca de vontade de todos os elementos do grupo.
Quais as dificuldades encontradas
Não foram muitas as dificuldades encontradas. Das poucas dificuldades encontradas o que mais me preocupava era a falta de recursos para colocar em prática as actividades, mas com o tempo fui-me adaptando as situações e assim consegui elaborar estratégias para superas as dificuldades encontradas.
...