Resenha Estado politicas e saúde
Por: Marcos Figueiredo • 2/7/2021 • Resenha • 677 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa
Mestrado em Saúde Coletiva
Disciplina : Estado, Políticas Sociais e Práticas de Saúde
Professsor: Profª Drª Carolina Barbiere e Profª Drª Eliana Zucchi Prof. Dr. Sérgio Baxter Andreoli
Aluno: Francisco Marcos Da Silva Figueiredo
Proposta: Pedimos que leiam e façam uma resenha do texto "MACHADO, Cristiani Vieira; LIMA, Luciana Dias de and BAPTISTA, Tatiana Wargas de Faria. Políticas de saúde no Brasil em tempos contraditórios: caminhos e tropeços na construção de um sistema universal. Cad. Saúde Pública [online]. 2017, vol.33, suppl.2 [cited 2020-08-18], e00129616.".
O presente estudo analisa a trajetória da política nacional de saúde no Brasil através de um recorte histórico de 1990 a 2016, explorando as contradições e constrangimentos da política daquele período. Envolvendo implementar o Sistema Único de Saúde SUS em regime democrático. Traz como objetivo central o entendimento sobre a direção das políticas nacionais nesse período demonstrando a transformação do desempenho nacional necessária para consolidar os sistemas de saúde públicos e universais. Para tanto houve a tentativa de determinar a continuidade e mudanças entre momentos além de explorar contradições e condições políticas.
Em cinco períodos diferentes podemos observar o histórico, o processo e o conteúdo da política que são contínuos e mutáveis ao analisar os condicionantes podemos observar que a politica indica um quadro constitucional, e as ações institucionais e dos atores institucionais são a base para a expansão dos planos e serviços públicos que dão corpo e ampliam a base da sustentação do Sistema Único de Saúde SUS.
Em si tratando do histórico do SUS podemos observar que houveram diversos impactos políticos e que o SUS traça uma história de luta que a duras penas vem rompendo as barreiras, a política de saúde daquele período caracterizava-se por uma via dupla, por um lado tínhamos a Saúde Publica, que visa o controle de doenças especificas; a outra é utilizada para o atendimento medico com base na previdência social das empresas, voltada aos trabalhadores formais urbanos. Dentro desse contexto observamos um dos desafios do sistema que traz como doutrina o mesmo principio organizativo em todo o território nacional. Tendo por base os princípios constitucionais, a construção do SUS segue os princípios doutrinários da universalidade, integralidade e equidade, perpassando pelos desafios da gestão que muitas das vezes é mau executada o que cada vez mais dificulta o processo de execução do SUS.
A análise das políticas de saúde nos últimos 26 anos revelou muitas contradições, que podem se refletir em três desafios estratégicos: inserir saúde, financiamento e relações público-privadas nos modelos de desenvolvimento e seguridade social. A leitura do presente estudo nos mostra que dentre os 26 anos de democracia observamos que o comportamento da política nacional tem apresentado continuidade e mudanças em diferentes contextos, o que se reflete no processo político e no conteúdo da política. A analise das condições das politicas mostra que o arcabouço constitucional, os arranjos institucionais e as lutas politicas entre os atores do setor são a base para a expansão de planos e serviços públicos específicos enquanto estes últimos proporcionam resultados substanciais e positivos que conduzem a saúde até certo ponto.
...