TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinário

Por:   •  25/5/2015  •  Dissertação  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA URINÁRIO

O sistema urinário é formado pelos seguintes órgãos: um par de rins, um par de ureter , uma bexiga urinaria e uma uretra. Os rins eles são pares, estão localizados dentro da cavidade abdominal, na parede posterior do abdômen.

O rim esquerdo é mais elevado do que o direito, porque do lado direito em cima tem o fígado que empurra o rim esquerdo para baixo. Externamente o rim parece com um caroço de feijão, e ele será dividido da seguinte forma: o rim tem duas pontas, o polo superior e o polo inferior.

Internamente o rim apresenta uma série de estrutura.

O sangue arterial vai entrar pela artéria renal e dentro do rim existe uma elevadíssima quantidade de vasos sanguíneos pequenos, esse sangue vai entrar e circular por todas essas estruturas renais. Ele vai passar como se fosse por uma peneira, em que varias substâncias vai cair do sangue para as estruturas próprias do rim.

O rim é uma estrutura que filtra o sangue, o vaso está em cima passando o sangue está fluindo e é como se esses vasos fossem cheio de furo, na hora que esse sangue por um vaso cheio de furo goteja agua e diversas substâncias que conseguem atravessar pelos furos também. Esse é o processo da filtração. Mas nem tudo consegue passar, como exemplo célula sanguíneas não consegue passar por filtração, tem que continuar no sangue. O que está gotejando é agua.  O nosso sangue 70% dele é formado por agua, se gotejar sangue no vaso isso é hemorragia. Então o que acaba sendo filtrado no sangue é a água e diversas substâncias. Depois desse processo faz se um processo de seleção. Por exemplo, tenho muita água distribuída pelas células, pelo corpo todo, então eu vou pegar esse excesso de agua e vou jogar de lado pra formar urina. A água é quem dar volume da urina. Quanto maior o volume deixado de lado pra formar urina maior vai ser o volume urinário. É dessa forma que os rins filtram o sangue, pegam substancias que não são mais necessárias ao organismo ou porque está excesso, ou porque é resíduo do próprio metabolismo do corpo, ou é excreção de fármaco. Normalmente a nossa via de eliminação do metabolismo de medicamentos é através da via renal. O rim pode eliminar Na+, toda vez que elimina Na+ mais agua vai ser eliminada e com isso se consegue reduzir a pressão arterial.

Os rins eles só tem função de produção hormonal, ele produz hormônios ligados à produção de células sanguíneas, ele faz filtração no sangue, reabsorve substancias ainda necessárias e devolve pro sangue, ele forma a urina, controla a glicemia, controla ou regula a pressão arterial, regula a quantidade total de líquidos, regula o pH sanguíneo.

- Um só rim faz o que os dois fariam. No procedimento normal fisiológico um rim consegue suprir a ausência do outro. Os dois fazem a mesma função.

-- Então, o sangue vai entrar pelas artérias renais fazer toda circulação dentro do rim e vai ocorrer filtração do sangue, vai pegar tudo que ainda é necessário pro corpo e devolve pro sangue, ou pode pegar o que não presta mais ou que está em excesso e vai formando a urina,. Tudo isso acontece dentro dos rins.

-- Funcionalmente falando nós temos duas regiões renais internas. A região de fora, mais externa é chamada de córtex renal. Uma coisa é divisão funcional, outra coisa é divisão anatômica, uma é divisão de estruturas outra é divisão de função. Nós temos duas divisões funcionais. A outra divisão funcional chama-se medula renal, e ela estruturalmente é representada pelos triângulos. A ponta de cada pirâmide renal é chamada de papila renal, toda pirâmide tem a sua papila. Normalmente varia de 5 a 8 pirâmides por rim. A filtração do sangue, a reabsorção do que presta e a eliminação do que não presta 90% ocorre dentro das pirâmides. A papila é cheia de furos que serve para gotejar a urina. Como se a pirâmide fosse uma esponja. Essa urina vai para um recipiente próprio para receber a urina, chamado de cálice renal menor. Para cada pirâmide tem uma papila e para cada papila tem um cálice renal menor. De um cálice renal menor a urina vai em direção em uma região em comum chamado de cálice renal maior. Os cálices não são estruturas separadas, é um conjunto. Os cálices maiores vão direcionar a urina para uma região única próxima a saída do rim chamada de pelve renal. A pelve se transforma em ureter e a urina vai ser conduzida para baixo para um órgão que está situado dentro da cavidade pélvica. A urina vai para bexiga e vai enchendo a bexiga urinária.

-- Os paredões entre as pirâmides tem nomenclatura anatômica própria, são chamadas de colunas renais. A coluna pertence ao córtex.

... Os ureteres vão descer em direção à bexiga urinária vai encher ela, os ureteres vão perfurar a bexiga formando um buraco que é por onde a urina vai vazar pra dentro da bexiga, o nome desse buraco é óstio ureteral (óstio do ureter E. e D.). A bexiga vai enchendo de urina que vai ter que passar pelo um próximo canal pra ser eliminado ...

A uretra no homem é dividida em três porções por ser grande: a porção da uretra que atravessa a próstata a uretra prostática; a porção da uretra que atravessa uma musculatura chamada de diafragma urogenital a uretra membranácia (menor); e a maior das três é chamada de uretra esponjosa, está dentro do corpo esponjoso do pênis.

-- Temos os rins em cima, dentro temos as pirâmides com a ponta de cada pirâmide chamada papila renal, essas papilas vão gotejar urina vai ser recebida pelo cálice renal menor, une-se a outros menores formando cálice renal maior que se junta formando a pelve renal, a pelve sai do rim e se transforma em ureter, vai desce pra região pélvica, vai entrar na bexiga urinária por trás pelos os óstios ureteral, e a bexiga vão se enchendo até chegar ao ponto da expulsão da urina.

FUNCÕES:

Regulação do pH sanguíneo: no caso de uma acidose sanguínea os rins vão eliminar maior quantidade acido pela urina e vão reter bicabornato no sangue, ou seja, vão aumentar a concentração sanguínea de bicarbonato. Se estiver em alcalose sanguínea os rins vão conservar H+ no sangue e vão eliminar maior quantidade de bicarbonato, para fazer o balanço. Então se tem excesso de acido à quantidade de base está reduzida, está em acidose do sangue, os rins elimina ácido na concentração sanguínea, ao mesmo tempo conserva bicarbonato no corpo. Base é quem neutralizar o ácido, e vice versa. Excesso de base o ácido neutraliza, excesso de ácido a base neutraliza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com