Sistema Urinário - Questões
Por: Leandro Dirceu • 15/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.833 Palavras (12 Páginas) • 516 Visualizações
Centro Universitário de Patos de Minas
Questões Sistema Urogenital
Profª Priscilla
Laís Maíra - Anatomia I
- Conceitue Sistema Urinário:
O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior.
- Qual é a função principal do sistema urinário? Filtrar e eliminar a uréia.
- Quais as outras funções do sistema urinário que podemos citar?
Manutenção da osmolaridade do sangue; regulação do volume sangüíneo; regulação da pressão arterial; regulação do pH do sangue; liberação de hormônios; regulação do nível de glicose no sangue; excreção de resíduos e substâncias estranhas.
- Qual o produto formado pelo sistema urinário?
Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominadas néfrons, que são a unidade funcional dos rins.
- O sistema urinário está composto de:
Dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
Conceitue rins: Os rins são dois órgãos importantes, que continuamente filtram o sangue de modo a regular a sua composição e, sobretudo, eliminar com a urina produzida os resíduos do metabolismo que se podem tornar tóxicos para o organismo.
- Onde estão situados os rins?
Estão situados na parte mais alta e posterior da cavidade abdominal, em cada lado da coluna vertebral, na região lombar.
- Qual a posição do rim direito em relação ao esquerdo?
O esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito.
- Qual a posição dos rins em relação ao peritônio?
Localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome.
- Qual a forma dos rins?
Têm uma forma oval característica, semelhante à de um feijão.
- Conceitue:
- Margem lateral do rim: Convexa
- Margem medial do rim: Entalhada, confere ao rim aparência semelhante de um grão de feijão.
- Hilo Renal: O hilo renal é uma fenda localizada no bordo interno de cada rim por onde entram as artérias e os nervos renais e por onde saem a veia renal e os ureteres. O hilo abre-se numa cavidade denominada seio renal que contém gordura e tecido conjuntivo.
- Cápsula renal fibrosa: É a mais interna e está totalmente aderida à superfície do órgão e é formada por tecido fibroso
- Cápsula adiposa renal: Fica por cima da fibrosa e a camada mais externa constitui a fáscia renal.
- Qual a função da cápsula fibrosa?
A cápsula fibrosa tem a função de fixar e proteger, e a cápsula adiposa também tem a ação de radiador e isolantes térmicos.
13. Conceitue
a. Córtex renal: Córtex renal é a parte mais externa do rim localizado entre a cápsula renal e a medula renal. No seu interior, encontram-se os néfrons, tubos curvos microscópicos onde o sangue é filtrado, produzindo-se a urina.
b. Medula renal: Medula renal é a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pélvis. Ela contém numerosos tubos coletores de urina.
c. Pirâmides renais: constituem a parte funcional, ou parênquima do rim
d. Papila renal: As papilas renais são, na anatomia do rim, as saliências formadas pelos vértices das pirâmides medulares, sendo cada uma dela perfurada por 10 a 25 orifícios.
e. Seio renal: É um espaço de aproximadamente 2,5 cm no interior de cada rim, com abertura para a parte côncava do rim, sendo este espaço ocupado pela pelve renal, cálices maiores, cálices menores, vasos sanguíneos, nervos e certa quantidade de gordura.
f. Cálices renais maiores e menores: São estruturas em forma de taça que estão em contato com as pirâmides renais e coletam a urina produzida no tecido renal.
g. Pelve renal: Pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim.
- Qual é a unidade funcional do rim?
A unidade funcional dos rins são os néfrons.
- Conceitue ureter:
São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga.
Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento.
- Qual sua localização e trajeto?
Descendo obliquamente para baixo e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvina, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária. Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
- Como pode ser dividido?
Ele pode ser dividido em: Parte abdominal, estendendo-se da pelve até os vasos ilíacos, e a parte pélvica, dos vasos ilíacos até a bexiga. Outra divisão usada são em três porções: Proximal, média e distal.
- Conceitue e dê a função da bexiga urinária:
A bexiga urinária funciona como um reservatório temporário para o armazenamento da urina. Quando a bexiga está cheia, sua superfície interna fica lisa. Uma área triangular na superfície posterior da bexiga não exibe rugas. Esta área é chamada trígono da bexiga e é sempre lisa. Este trígono é limitado por três vértices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de saída da uretra. O trígono é importante clinicamente, pois as infecções tendem a persistir nessa área. A capacidade média da bexiga urinária é de 700 – 800ml; é menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço imediatamente acima da bexiga.
...