Visita a avenida dos imigantes no bairro do popó, Bragança paulista
Por: Gustavo2912 • 27/3/2017 • Relatório de pesquisa • 627 Palavras (3 Páginas) • 518 Visualizações
Local da visita: Avenida dos Imigrantes, bairro do Popó, altura do número 188.
Problemas observados: Casas cedendo próximo a margem do rio, vegetação alta, criação de animais suínos e equinos, aves e insetos peçonhentos, lixos jogados no rio.
População exposta: Moradores e trabalhadores, pois, além de casas possuem empresas próximas ao rio.
Soluções possíveis: Canalização adequada do rio, contribuição da população próxima, principalmente dos que ali habitam a respeito de jogar lixos no local adequado e a desocupação das casas que ainda estão muito próximas ao rio.
No dia 03 de março de 2017, escolhemos para nossa visita o rio que margeia a Avenida dos Imigrantes na altura do nº 188 na cidade de Bragança Paulista. Onde observamos alguns problemas que podem oferecer risco aos moradores e a saúde da população como terreno próximos as casas cedendo, vegetação alta que facilita a proliferação de animais e insetos peçonhentos.
Alguns moradores contem criação de animais suínos, equinos e aviários ao lado do rio, podendo ocorrer contaminação dos animais devido a passagem muito próximo do criadouro.
Entrevistamos também um homem que trabalha em uma mecânica que faz fundo direto com o rio, onde ele passou muitas informações de como era o rio antigamente. Todas as casas que margeavam o rio não tinham saneamento básico e todo esgoto das casas eram depositados diretamente no rio sem nenhum tratamento, o cheiro era muito forte e fétido até o final de 2015.
Em 2016 a Prefeitura retirou todos os moradores que estavam nas áreas de risco e realocaram em outra área e todos eles foram indenizados pela prefeitura, depois deram início a canalização das moradias que permaneceram ali e realizaram a limpeza do rio, assim havendo uma diminuição significativa do odor que era liberado pelo rio, todas essas informações foram retiradas da entrevista realizada ao trabalhador.
Conforme nos lembram Costa e Rangel-S (2007) com a função de proteger, promover e defender a saúde, a vigilância sanitária desenvolve um conjunto de ações complexas e intercomplementares de profundo significado para a segurança sanitária. Essas ações são preventivas sobre os riscos reais e visam prevenir, minimizar e eliminar ampla variedade de riscos à saúde.
Apesar de algumas casas que estavam com grande risco de desabamento terem sido desocupadas, as casas que ainda existem no local continuam próximas e com risco, principalmente quando chove muito e o nível da água sobe, nesse caso uma possível solução seria a desocupação de todas casas, a canalização do rio, podendo assim aproveitar o espaço para fazer uma área de lazer para famílias como academias ao ar livre e áreas para pratica de atividades físicas, melhorando a condição de vida dos moradores daquela área e da população no geral.
O risco é um fenômeno social complexo, enquanto objeto de intervenção deve ser visto em sua complexidade (COSTA; RANGEL-S, 2007).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Costa, Ediná Alves; Rangel-S, Maria Lígia (orgs). Comunicação em vigilância sanitária: Princípios e diretrizes para uma política. Salvador, EDUFBA, p. 16-17, 2007.
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
Enfermagem
BRUNA CUOCO BADARI – R.A
FRANCIELE CORREIA DA SILVA
GUSTAVO GIMENES
JENIFFER CAROLINE SOARES
JESSICA APARECIDA LEITE
MARIA JÚLIA DO CARMO
...