A DIGESTÃO ENZIMÁTICA DO AMIDO
Por: jetwijsel • 26/8/2019 • Relatório de pesquisa • 583 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1]
ENFERMAGEM - 3° semestre.
Relatório apresentado à disciplina de Fisiologia II ,
orientado pelo prof Ricardo Hakime.
DIGESTÃO ENZIMÁTICA DO AMIDO
Andreza C. dos Santos R.A 11819809
Jeany Twijsel R.A 11514612
Giulia Godoi Oliveira R.A 11820394
Vitoria Lais da c. Silva R.A 11718832
Laura Vissotto R.A 11820745
Rosilene Felix Leandro R;A 11820156
2019
1 - INTRODUÇÃO:
A α-amilase é encontrada nos animais (sangue, saliva e suco pancreático), plantas, fungos e bactérias. Esta enzima é um endo-amilase e hidrolisa as ligações glicosídicas do amido, glicogênio, poli e oligossacarídeos ao acaso. Como resultado da ação não ordenada da amilase salivar, obtém-se rapidamente uma mistura complexa de produtos de hidrólise que incluem: amido solúvel, maltodextrinas, maltoses, e eventualmente, glicose. Na boca, a amilase salivar tem participação na digestão de carboidratos. A amilase pancreática é a maior responsável pela digestão glicídica no duodeno. Esta enzima é também normalmente encontrada no soro e a elevação de sua atividade enzimática sérica pode auxiliar no diagnóstico de diversas patologias pancreáticas (obstrução, tumores, pancreatite aguda, etc).
2 - OBJETIVOS:
Os produtos da digestão do amido e o próprio amido, agem de uma forma que se pode evidenciar cores diferentes. Uma das formas de identificação da presença do amido é uma identificação pelo lugol ( solução de iodo ), quando apresenta uma coloração azul escura, é indicativo da presença de amido.
O amido é composto pela amilose (não-ramificada) e amilopectina (ramificada). A amilose forma micelas hidratadas que adsorvem IODO, presente na solução de lugol, em suas espirais helicoidais, apresentando coloração azul-violeta.
[pic 2]
3 - MATERIAIS E MÉTODOS
Nos tubos 1 e 2, colocou-se 2 mL da solução de amido a 1%.
Em um copinho plástico, foram coletados cerca de 2 mL de saliva e adicionados 1 mL de solução salina (fisiológica).
Adicionou-se 1 mL da solução de saliva no tubo 2 e agitou-se deixando descansarpor 20 minutos. Colocou -se 1 mL da solução de saliva no tubo 3 e levou para o banho-maria fervente por 20 minutos, acrescentou-se 1 mL da solução de amido a 1 %. Descansar por 20 minutos.
Após decorrido os tempos de espera para o tubo 2 e 3, acrescentou-se em TODOS os tubos 1 gota de Lugol.
[pic 3]
solução saliva saliva
Amido salina fervura + amido
4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES:
A digestão do amido começa na boca, sob a ação da ptialina ou amilase salivar que saõ produzidas pelas glândulas salivares e pela amiçase pâncreatica produzida pelo pâncreas.
No experimento realizado observou-se que o tubi n°1 que continha solução de amido ao pingar uma gota de lugol, obteve-se uma coloração azulada, indicando que há amido, neste não houve digestão.
O tubo n°2 ficou incolor ao se pingar lugol, indicando que o amido foi quebrado pela ação da amilase salivar e no tubo n° 3 fica incolor, pois ao se levar a fervura, a temperatura desnatura a amilase salivar, sendo asssim o amido não é digerido.
...