TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Coletiva

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

“Ao considerar que a saúde coletiva faz uso da epidemiologia e de conhecimentos das ciências sociais para investigar a situação de saúde da população, os determinantes sociais de saúde servem para estabelecer o planejamento de práticas e programas de saúde que levem em consideração as relações da saúde com o trabalho, com o ambiente, com a saúde urbana, entre outras” (ALMEIDA et al 2012).

“O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS” (VIEIRA et al 2010).

“De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados estratégicos os medicamentos empregados no tratamento de doenças endêmicas que tenham protocolo de tratamento estabelecido e de doenças que tenham impacto socioeconômico. Os principais programas estratégicos são: tuberculose, hanseníase, saúde da mulher, hiperdia, DST/Aids,Tabagismo, endemias focais,influenza,prevenção de deficiências nutricionais, sangue e hemoderivados e saúde da mulher” (VIEIRA et al 2010).

 “Os medicamentos tem sua aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde e são repassados para os Estados. As secretarias estaduais tem a responsabilidade de fazer o Armazenamento e distribuição aos Municípios” (ALMEIDA et al 2012).

“O SUS avançou consideravelmente nos últimos anos na organização de programas com a finalidade de garantir o acesso da população a medicamentos. Entretanto, tal modelo engendra uma série de dificuldades para a população e órgãos de controle da administração pública quanto à informação de quais medicamentos podem ser encontrados e em quais condições são prescritos e dispensados nos serviços de saúde do SUS. Soma-se a essa dificuldade o fato de que a Rename tem caráter norteador ao invés de obrigatório quanto à disponibilidade dos medicamentos” (VIEIRA et al 2010).

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1 Caracterizações do campo de estágio

O estágio foi realizado na Unidade Mista do Coroadinho (UMC). O Pólo Coroadinho é uma região da cidade formada por várias vilas e aglomerados urbanos que, ao contrário da imagem uniformizadora apresentada pelos meios de comunicação e documentos de agências públicas e privadas que atuam na área, é constituída por particularidades e diferenças.

A Unidade Mista do Coroadinho é uma unidade hospitalar vinculado à secretaria de Saúde do município de São Luis-MA e realiza atendimento médico de Urgência e Emergência 24hs. A Unidade possui médicos com especialidades de Clínica Geral, Cirurgia e obstetrícia. Ademais, oferece serviços de curativo, retirada de pontos, aplicação de injeção, nebulização, imunização e internação.

Paralelo a isso, a UMC possui na parte Hospitalar 24 leitos para internação que correspondem a 10 leitos femininos, 10 leitos masculinos e 04 leitos para isolamento respiratório. Nessa conjuntura, o setor de urgência e Emergência funciona 24 horas com 04 leitos para observação, 02 consultórios médicos, 01 sala para triagem, uma sala de reanimação/estabilização, 01 sala para administração de medicamentos, postos de enfermagem, laboratório e serviços de radiografia.

Ademais, o setor Ambulatorial presta serviços de marcação de consultas, imunização, programas estratégicos (TB, Hanseníase, HIPERDIA) e Farmácia Básica. A unidade é referência para os usuários dos bairros Coroadinho, Vila São Sebastião, Parque Pindorama, Parque dos Nobres, Bairro de Fátima, Sacavém e Coheb.

A Farmácia Hospitalar é responsável pela dispensação por dose individualizada para pacientes internados e tem um abastecimento semanal.

Nesse sentido, a Farmácia Básica, onde foi realizado o estágio, se torna um suporte para a Farmácia Hospitalar e realiza a dispensação ambulatorial possuindo cerca de 100 medicamentos padronizados e tendo o seu abastecimento realizado mensalmente pela SEMUS. A Farmácia Básica funciona em horário comercial de Segunda a Sexta-feira e possui duas agentes administrativas.  

  1. Atividades desenvolvidas no estágio
  1. Apresentação do campo:

Inicialmente, apresentou-se o campo de estágio. Conheceu-se o Ambulatório e o setor de Urgência e Emergência.

  1. Programa de Tuberculose:

Observou-se que a região do Coroadinho é endêmica para esta doença, ou seja, apresenta muitos casos de Tuberculose o que faz com que o programa Estratégico para TB seja essencial e de extrema importância para essa população. A falta de saneamento básico contribui de forma veemente para a proliferação da Tuberculose na Região do Coroadinho, principalmente nas vilas mais carentes. Ademais, grupos como diabéticos, portadores do HIV, fumantes, alcoólatras e pessoas privadas de liberdade estão mais propensos a adquirir a doença.

O Programa de Controle da Tuberculose compreende estratégias de tratamento e de diagnóstico precoces e adequados a fim de tratar pessoas infectadas e interromper a cadeia de transmissão.

A Tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Tuberculoses. O tratamento é feito durante, no mínimo, seis meses com a associação de quatro drogas presentes em um único comprimido: Rifampicina, Isoniazida,Pirazimida e Etambutol( COXIP) .

Na fase intensiva do tratamento, nos primeiros dois meses, o paciente usará as quatro drogas (Rifampicina, Isoniazida,Pirazimida e Etambutol). Posteriormente, na fase de manutenção, que dura cerca de quatro meses, o indivíduo usará apenas a Rifampicina e a Isoniazida.

Ademais, é de suma importância destacar que os medicamentos só devem ser dispensados para a enfermeira, pois é esta que irá fazer toda a anamnésia do paciente e identificar o estado do indivíduo e como proceder com o tratamento adequado, pois a quantidade de comprimidos que o paciente irá tomar depende do peso deste.

Peso do paciente

Quant. Comprimidos

30-35 kg

2

36-50 kg

3

Acima de 50 kg

4

  1. Estudo de caso sobre Tuberculose:

Estudou-se o caso de um paciente homem com 42 anos, 42 kg e Tabagista.  O paciente não apresentava hábitos higiênicos adequados, morava com os quatro filhos e a esposa gravida. Apresentava sintomas como tosse persistente por mais de três semanas com presença de escarro hemoptoico, febre vespertina, sem calafrios, sudorese noturna e emagrecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com