ATRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NA INDUSTRIA DE ALIMENTOS
Por: mavi1234_almeida • 2/3/2022 • Trabalho acadêmico • 465 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
RESUMO - ATRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NA INDUSTRIA DE ALIMENTOS
O farmacêutico especialista em alimentos se apresenta como um profissional que oferece grandes contribuições, entendendo a interação entre os alimentos e alimentos - medicamentos, mecanismos de absorção e metabolismo do alimento no homem, possui conhecimentos bioquímicos e biológicos que legitimam o exercício da profissão na indústria de alimentos. Para atuar na industria de alimentos o farmacêutico deve possuir conhecimentos das Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos, essas boas praticas incluem praticas para obtenção de padrões de identidade e qualidade de produto, além das práticas na produção e no controle de qualidade e conhecer os termos utilizados, como por exemplo aditivo alimentar e ter conhecimento de Toxicologia Alimentar, microorganismos patogênicos e deterioradores.
Existem diversas áreas de atuação dentro da industria:
A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
É primordial que responsável assegure a produção de alimentos aptos para consumo humano, evitando o risco de contaminação, gerar as condições necessárias à adequação de toda a infraestrutura requerida pelas BPF para a fabricação de produtos alimentícios, promovendo: colaboradores, instalação, equipamentos, ambiente.
A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO PROCESSO DE EMBALAGEM DOS ALIMENTOS
O farmacêutico responsável pelo processo de embalagem de alimentos deve priorizar a adoção de procedimentos necessários para evitar a ocorrência de contaminação. Ele deve: utilizar material de embalagem apropriado para o produto, seguro e que confira uma proteção adequada contra contaminação; Controlar, preencher, monitorar e avaliar todos os processos de embalagem; Participar das calibrações, qualificações e validações de equipamentos e de processos do setor de embalagem; Seguir e cumprir as POPs.
A ATUAÇAO DO FARMACÊUTICO NO SISTEMA DA GARANTIA DA QUALIDADE DA FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS
No exercício dessa atividade, deve o farmacêutico responsável, encarregado ou envolvido no processo da qualidade de alimentos: assegurar a produção de alimentos aptos para o consumo humano, fornecer instruções para que os alimentos sejam armazenados, distribuídos e manuseados, de forma que a qualidade seja mantida durante todo o período de validade, acompanhar e investigar as reclamações recebidas.
ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO–QUÍMICO E MICROBIOLOGICO
O farmacêutico é responsável por elaborar e validar as metodologias analíticas utilizadas, conhecer os ingredientes e matérias-primas utilizados e suas características, ter conhecimento das metodologias utilizadas e das cepas-padrões e monitorar a qualidade microbiológica das áreas de produção e de controle.
Conclui-se que vários profissionais podem atuar na área de alimentos, e o farmacêutico é o único que, cientificamente, conhece as interações entre alimentos e medicamentos, dado o fato de ser detentor de amplo conhecimento sobre Fisiologia, Patologia, Bioquímica, Farmacotécnica, entre outras áreas. Isto faz do farmacêutico um profissional de suma importância na cadeia produtiva
...