Segurança em relação aos fenômenos elétricos e magnéticos na planta na indústria de alimentos
Tese: Segurança em relação aos fenômenos elétricos e magnéticos na planta na indústria de alimentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LBBLD • 26/11/2013 • Tese • 1.788 Palavras (8 Páginas) • 388 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 01
1.2 Objetivos 02
1.3 Metodologia 02
2 ETAPA 2 03
3 PASSOS 03
3.1 PASSO 1 03
3.2 PASSO 2 03
3.3 PASSO 3 03
3.4 PASSO 4 04
4 ETAPA 3 04
5 PASSOS 04
5.1 PASSO 1 04
5.2 PASSO 2 05
5.3 PASSO 3 05
5.4 PASSO 4 06
6 ETAPA 4 06
7 PASSOS 07
7.1 PASSO 1 07
7.2 PASSO 2 11
7.3 PASSO 3 12
7.4 PASSO 4 13
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1- INTRODUÇÃO
Devido a inúmeros acidentes ocorridos ao longo dos anos nas indústrias de produtos alimentícios e agrícolas, foram elaborados inúmeros estudos para verificado qual era a razão de tantos acidentes.
Foi descoberto que o acumulo de pó em seus equipamentos eram altamente perigosos e que estes geravam as devidas explosões em seu processo produtivo, porem não era somente o acumulo de pó que geravam as explosões e sim o acumulo de pó altamente carregado com cargas elétricas.
Ao passarem por suas tubulações (pó) ou equipamentos geravam rupturas dielétricas (faísca), que juntamente com a umidade relativa do ar baixa e a alta quantidade de pó seco, gerando assim as explosões.
Segue abaixo alguns exemplos de indústrias que sofreram os devidos acidentes em seu processo produtivo:
• Indústria de leite em pó;
• Indústria de chocolate em pó;
• Indústria de farinha;
• Indústria de malte;
• Indústria de produtos agrícolas.
Sendo assim, este trabalho dedica-se ao estudo da Física que envolve em seu conteúdo a questão do Campo Elétrico e/ou Eletromagnetismo.
A partir do conteúdo passado em sala de aula, os alunos da faculdade Anhanguera terão que investigar como ocorreram as explosões nessas fábricas da indústria alimentícia e desenvolver medidas de segurança que englobam na área dos fenômenos elétricos e magnéticos.
1.1 OBJETIVO
O desafio é promover medidas de segurança quanto aos fenômenos elétricos e magnéticos numa fabrica na área de indústria alimentícia, comparada com o estudo de caso exemplificado no ATPS.
1.2 METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho será utilizado um método de pesquisa operacional e ainda um método de pesquisa bibliográfica para revisão de literatura em diversos suportes como livros, artigos científicos, sítios de internet, entre outros.
2- ETAPA 2
Aula-tema: Potencial Elétrico. Capacitância.
Essa atividade é importante para compreender a definição de potencial elétrico e conseguir calcular esse potencial a partir do campo elétrico. Essa etapa também é importante para estudar a energia armazenada num capacitor, considerando situações cotidianas.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
3- PASSOS
3.1- Passo 1
Determinar uma expressão para o potencial elétrico em função da distância r a partir do eixo do cano. (O potencial é zero na parede do cano, que está ligado a terra).
Resposta:
3.2- Passo 2
= 1,1 x 10-3 C/m3.Calcular a diferença de potencial elétrico entre o eixo do cano e a parede interna para uma densidade volumétrica de cargas típica,
Resposta:
3.3- Passo 3
Determinar a energia armazenada num operário, considerando que o homem pode ser modelado por uma capacitância efetiva de 200 pF e cada operário possui um potencial elétrico de 7,0 kV em relação a Terra, que foi tomada como potencial zero.
Resposta:
3.4- Passo 4
Verificar a possibilidade de uma explosão, considerando a segunda condição, ou seja, a energia da centelha resultante do passo anterior ultrapassou 150 mJ, fazendo com que o pó explodisse?
Resposta:
Sim, devido a alta diferença de potencial encontrada nos passos anteriores, é muito provável que ocorra uma centelha.
4- ETAPA 3
Aula-tema: Corrente e Resistência. Circuitos.
Essa atividade é importante para discutir as cargas em movimento, isto é, corrente elétrica e relacionar com resistência elétrica. Essa etapa também é importante para compreender os cálculos envolvidos em um circuito elétrico como potência e energia.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
5- PASSOS
5.1- Passo 1
= 1,1 x 10-3 C/m3Determinar a expressão para a corrente i (o fluxo das cargas elétricas associadas ao pó) em uma seção reta do cano. Calcular o valor de i para as condições da fábrica: raio do cano R =5,0 cm, velocidade v = 2,0 m/s e densidade de cargas
Resposta:
5.2- Passo 2
Determinar a taxa (potência) com a qual a energia pode ter sido transferida do pó para uma centelha quando o pó deixou o cano. Considerar que quando o pó saiu do cano e entrou no silo, o potencial elétrico do pó mudou e o valor absoluto dessa variação foi pelo menos igual a diferença de potencial calculada no passo 2 na etapa 2.
Resposta:
...