O MECANISMO DE REAÇÕES ORGÂNICAS
Por: Leonardo Martins Moreira • 30/6/2020 • Resenha • 800 Palavras (4 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
Aluno: Leonardo Martins moreira
Curso: Farmácia
Disciplina: Mecanismo de reações organicas
Professor: Dr. Hermes Luís Neubauer de Amorim
Atividade AP2
VIDEO1 – HALOGENAÇÃO
Nesse video vemos uma adição de halogenio á um alceno tendo como produto final um dialeto vicinal esse mecanismo ocorre em duas etapas. Num primeiro momento ocorre a separaçao dos dois atomos do halogenio pelo ataque da ligação pi do alceno, pois, o gás apolar, quando se aproxima da ligação pi, seus eletrons se repele deixando um dos atomos parcialmente negativo e outro parcialmente positivo conferindo ao halogenio uma caracteristica eletrofilica. Isso acontece fazendo com que o positivo reaja com o alceno formando uma estrutura cliclica dos dois carbonos com o halogenio eletrofilico sobrando um anion do outro halogenio.
Como o halogenio que formou uma estrutura ciclica ficoi com carga formal positiva passa a puxar eletrons para si, deixando um dos carbonos com carga parcialmente positiva e suscetivel a reação com o anion que sobrara, formando enfim o dialeto vicinal.
VIDEO 2 – FORMAÇÃO DE HALOIDRINA
Esse video mostra os processos para a formação de haloidrina.. Para esse processo se adiciona um halogeno e uma agua ao alceno, em posição anti.
Num primeiro momento ocorre o mesmo fenomeno da halogenação, com os eletrons do halogenio se repelindo com a presença da ligação dupla do alceno e reagindo com essa ligação a rompendoe formando uma estrutura ciclica e instavel.
Num segundo momento a molecula de agua atua como nucleofilo se ligando ao carbono que ficara com carga formal positiva. Posteriormente essa molecula de agua doa um hidrognio para uma outra melecula de agua do meio formanco um ion hidronio e deixando uma hidroxila na estrutura, que outrora era um ciclo e passara a ser um alcool halogenio. Um detalhe importante na formação de haloidrina é a formação de nantiomeros, devido a regioseletividade da reação.
VIDEO 3 – FORMAÇÃO DE OPOXIDO E ANTI-DI-HIDROXILAÇÃO
Nesse video vemos a obtenção de epoxidos e diois . Nesse processo adicionamos acido percaboxilico ao alceno, onde se forma primeiramente uma estrutura ciclica com o oxigenio que possui a ligação mias fraca formando o epoxido.Posteriormente essa estrutura é aberta adicionado acido como ion hidroinio ou uma base como a agua formando então o diol com duas hidroxilas em posições opostas. Essa posição anti das hidroxilas se deve ao fato de que, o oxigenio, após ter formado a estrutura ciclica com os carbonos, deixara um doscarbonos com carga formal positiva, logo entao reagindo com uma molecula de agua do meio, fazendo com que esse oxigenio forme uma hidroxila primeiro com o hidrogenio que já fazia ligação na estrutura, formando a segunda hidroxila quando essa molecula de agua perde um hidrogenio para outra molecula de agua do meio.
...