O Relatorio Cardiotônicos
Por: Rômulo Campi • 23/4/2019 • Relatório de pesquisa • 899 Palavras (4 Páginas) • 450 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]
Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000
Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063
FARMACOGNOSIA
Cardiotônicos
Professor: Marcelo Aparecido da Silva.
Alfenas, 26 de Novembro de 2018.
Introdução
Os cardiotônicos são drogas cardioativas que possuem em sua composição glicosídeos cardiotônicos, que são compostos que atuam no músculo cardíaco e são muito utilizados no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva. Para a caracterização é feito reações, como:
[pic 3]
Materiais e Métodos
Pesamos 1g da droga vegetal e adicionamos 30 ml de etanol 70% e levamos a chapa até ebulição, ou seja, fizemos uma decocção, depois de 5 minutos após a ebulição tiramos, resfriamos e filtramos, como podemos ver na foto:
[pic 4]
Depois, fizemos uma partição, adicionamos 15 ml de água destilada e extraímos com 20ml de éter etílico e armazenamos:
[pic 5]
Nós separamos a parte orgânica, de onde foi retirada alíquotas para a realizarmos os testes:
Reação de Liebermann-Burchard: Colocamos em uma cápsula de porcelana 2ml do obtido na partição, e deixamos evaporar na capela, depois, adicionamos 1ml de anidrido acético e colocamos em um tubo de ensaio e adicionamos 1ml de acido sulfúrico concentrado, pelas paredes.
Reação de Salkowski: Colocamos em um tubo de ensaio 2ml do obtido na partição e adicionamos 1ml do reativo de Salkowski, pela parede do tubo.
Reação de Baljet: Colocamos em uma capsula de porcelana 2ml do obtido na partição, e deixamos evaporar na capela, depois, adicionamos 1ml de uma solução de ácido pícrico 0,5% e colocamos em um tubo de ensaio, e adicionamos 6 gotas de koh 5%.
Reação de Keller-Killani: Colocamos em uma capsula de porcelana 2ml do obtido na partição, e deixamos evaporar na capela, depois, adicionamos 1ml de ácido acético concentrado e colocamos em um tubo de ensaio e adicionamos uma solução aquosa de cloreto férrico 2% e depois adicionamos 1ml de ácido sulfúrico concentrado pelas paredes do tubo.
Reagentes utilizados
Cloreto de sódio: É uma substância muito utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio.
Etanol: É um solvente miscível em água com momentos polares e apolares.
Anidrido acético: sua fórmula é (CH3CO)2º, é usado como reagente em síntese orgânica. É incolor e cheira fortemente a ácido acético, que é formado pela sua reação com a umidade do ar.
Ácido sulfúrico: é um ácido mineral forte, é solúvel na água em qualquer concentração. Ele Tem várias aplicações industriais e é produzido em quantidade maior do que qualquer outra substância.
Ácido pícrico: é um composto explosivo, era utilizado na fabricação de armas, e na produção de fármacos contra queimaduras. Ele reage com a creatinina do sangue (a reação produz um tom amarelado) e isso permite saber a quantidade de creatinina no sangue.
KOH: É um sólido branco, translúcido. Muito usado na industria,
Ácido acético: É conhecido por ser um ácido fraco, é importante na indústria química.
Cloreto férrico: É um composto químico de escala industrial, sua fórmula é FeCl3. Se apresenta como uma solução acastanhada, solúvel em água e insolúvel em solventes orgânicos. Ele consegue se manter estável durante aproximadamente um ano.
Equipamentos utilizados
1-[pic 6] 2- [pic 7]
1-Utilizamos para fazer o decocto.
2- Usamos para aquecer em banho maria a pesquisas de falsificação: Adição de Álcool.
Resultados e Discussão dos Resultados
Reação de Liebermann-Burchard: o aparecimento de anel de coloração castanho-avermelhado, indicou a presença de anel esteroidal.
Reação de Salkowski: o aparecimento de anel de coloração castanho-avermelhado, indicou a presença de anel esteroidal.
Reação de Baljet: o aparecimento de coloração laranja intensa, indicou a presença de anel lactônico pentagonal.
...