Preparação de tampões e avaliação da capacidade tamponante
Por: maai.70 • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.670 Palavras (11 Páginas) • 716 Visualizações
RESUMO
Preparação de tampões e avaliação da capacidade tamponante.
Lívia Marques de Farias RA:88736
Maísa Aparecida da Silva RA:93311
Monique Stephanie Januário Galvão RA:89559
RESUMO: Dentro de diversas soluções e do corpo humano existe a solução tampão, que é responsável para manter constante o pH de substancias, inclusive corporais, onde mesmo após a adição de ácidos, bases o uma certa diluição, a solução continuará com o seu pH inicial ou com apenas uma pequena variação.
PALAVRAS-CHAVE: Solução-Tampão, Ácido, Base, pH.
ABSTRACT: Within the various solutions and the human body there is the buffer solution, which is responsible for maintaining constant the pH of substances, including body, where even after the addition of acids, bases and a certain dilution, the solution will continue with its pH Or with only a small variation.
Keyword: Solution-Buffer, Acid, Base, pH.
SUMÁRIO
Resumo ...............................................................................................1
- Introdução .......................................................................................3
- Objetivos .........................................................................................5
- Materiais e Métodos .......................................................................6
- Resultados e Discussões ...............................................................8
- Conclusão .......................................................................................13
- Referências Bibliográficas ..............................................................14
1. INTRODUÇÃO
A bioquímica é a ciência que estuda as estruturas, formação, organização, transformação e reações que ocorre na parte interna dos seres vivos.
Dentro da bioquímica é estudado a solução tampão que consiste em uma solução na qual o pH tem uma pequena variação após a adição de ácido, base ou em alguma diluição. O sistema tampão é utilizado para manter constante o pH de um sistema e preparar soluções que necessitam que o pH esteja definido, seja ele ácido (onde o pH se encontra abaixo de 7), base (onde o pH se encontra acima de 7), ou neutro, sendo o pH 7.
‘...Essa solução consiste em geral de uma solução de um ácido fraco de Bronsted e sua base conjugada ou uma fase fraca de Bronsted e seu ácido conjugado. Como exemplos de soluções tampão, temos ácido acético e acetato, NH3 e NH4, etc.” (CISTERNAS, VARGAS, MONTE, 1999 p.30)
Quase todos os processos biológicos são dependentes do pH; uma pequena variação na acidez produz uma grande variação na velocidade da maioria destes processos. (FIORUCCI, 2001 p18.)
“Um ácido é uma substância capaz de doar prótons (H+). Uma base é uma substância capaz de receber prótons. Em outras palavras, os ácidos são substâncias que, quando em solução, tem capacidade de ceder íons hidrogênio; as bases são substâncias que, quando em solução, tem capacidade de captar íons hidrogênio.” (ALTERAÇÕES DO EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE - Vol I p.312)
Certas substancias químicas agem de forma que impedem uma grande variação de pH, mesmo que for adicionado uma grande quantidade de ácido ou base, e em certas situações, a solução permanecera com o seu pH inalterado, ou seja, o acréscimo de ácido ou base não fará diferença no pH.
“Os tampões são substâncias que dificultam as alterações do pH pela adição de ácidos ou bases. São fundamentais ao organismo, porque o metabolismo gera muito ácido. A regulação do equilíbrio ácido-base no organismo, depende da atuação dos sistemas tampão existentes no sangue (líquido intravascular), nos tecidos (líquido intersticial) e no interior das células (líquido intracelular). Os sistemas tampão são também conhecidos, pela sua denominação inglesa: sistemas “buffer”. (ALTERAÇÕES DO EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE - p.312)
A solução tampão possui uma capacidade tamponante, que consiste na quantidade de ácido ou base que pode ser adicionada em uma solução, para que o tampão não perca a sua função de resistir mudanças no pH da solução, esse limite se dá quando um dos componentes da solução é completamente consumido pelo outro.
No corpo humano, a solução tampão é utilizada para que suas manutenções sejam feitas corretamente, o pH sanguíneo deve estar entre 7,35 a 7,45 e para que haja esse controle, o principal tampão utilizado é o de bicarbonato de sódio, o qual permite a manutenção das trocas gasosas sem uma alteração considerável do pH sanguíneo.
“Uma diminuição (acidose) ou aumento (alcalose) do pH do sangue pode causar sérios problemas e até mesmo ser fatal. A acidose metabólica é a forma mais frequentemente observada entre os distúrbios do equilíbrio ácido-base. Pode ser causada por diabetes grave, insuficiência renal, perda de bicarbonato por diarreia e hipóxia ou isquemia, durante, por exemplo, exercício físico intenso. Uma compensação natural da acidose metabólica pelo corpo é o aumento da taxa de respiração, fazendo com que mais CO2 seja expirado.” (FIORUCCI, 2011 p.19.)
2.Objetivo
Preparação de tampões e avaliação da capacidade tamponante.
3.Materiais e Métodos
Materiais:
Preparo de tampões:
Fosfato de sódio
HCl
NaOH
Béquer
pHmetro
Bastão de vidro
Métodos:
Em um béquer de 100 ml pesou-se 1,2g de fosfato de sódio, dissolver esse sal em água destilada com um volume inferior ao que se precisa, deve-se colocar o pHmetro na solução e acertar seu PH até 7,4 caso o PH passe do valor necessário, deve-se adicionar HCl, se o valor for inferior ao necessário, o correto é adicionar NaOH, para que aumente o PH da solução. Após concluída a etapa, deve-se colocar a solução no bolão volumétrico e acertar o volume correto de agua.
...