Relatorio de Toxicologia
Por: adiltileia • 20/8/2016 • Relatório de pesquisa • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 2.114 Visualizações
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO
ADILTILÉIA
CLEIDESSON REIS
EVA DA PENHA CRUZ
FABIO LUIZ ZETUM
GEORGE SCHIMITBERGER
RUANNA
AULA PRÁTICA N°02:
TESTE IMUNOCROMATOGRÁFICO PARA DETECÇÃO RÁPIDA E QUALITATIVA DE DROGAS NA URINA HUMANA: THC E COCAÍNA
VITÓRIA
2016
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO
ADILTILÉIA
CLEIDESSON REIS
EVA DA PENHA CRUZ
FABIO LUIZ ZETUM
GEORGE SCHIMITBERGER
RUANNA
Relatório de ICA em cumprimento a atividade do curso de graduação em Farmácia da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, na matéria de Toxicologia sob orientação da Profa Daniela Mendes Louzada de Paula.
VITÓRIA
2016
1 INTRODUÇÃO
O uso de drogas é um problema que aflige milhares de pessoas podendo acarretar prejuízos à família, à sociedade, crianças e jovens na forma de repetência escolar, perda de emprego, rupturas familiares, violências e encarceramentos. As drogas podem ser lícitas, como o álcool e o tabaco, ou ilícitas, como a maconha e a cocaína. As drogas de abuso são definidas como substâncias consumidas por qualquer forma de administração, que altera o humor, o nível de percepção ou o funcionamento do sistema nervoso central (SELEGHIM; OLIVEIRA, 2013).
A análise toxicológica possibilita a verificação do consumo de drogas principalmente por meio do sangue, urina, cabelo e saliva e vem sendo utilizado no âmbito profissional, esportivo, no auxílio e acompanhamento da recuperação de usuários em clínicas de tratamento (GOMES, M.S. 2013).
Logo, testes rápidos e práticos de triagem para detecção de drogas como a maconha e cocaína tornam-se ferramentas fundamentais a serem utilizados em clínicas de dependência, laboratórios de análises clínicas, centros de tratamento e hospitais, principalmente por serem rápidos, práticos, econômicos e fácil interpretação (CALADO, A. 2016).
A maconha é uma das drogas ilícitas mais utilizadas no Brasil e no mundo. Testes rápidos como o Instant Wiew® cassete detecta principalmente o metabólito 11-nor-Δ-9 THC-9-Ácido carboxílico (THC). Os canabinóides têm sido utilizados como agentes depressores do sistema nervoso central, assim o uso prolongado de pode causar danos graves e / ou permanentes para o sistema nervoso humano. A detecção de THC na urina humana é amplamente utilizada para avaliar o abuso de canabinóides (ORBITAE, 2016).
Outra droga muito utilizada no Brasil e no mundo é a cocaína. Entre os efeitos psicológicos induzidos pelo uso de cocaína estão a euforia, confiança e sensação de aumento de energia acompanhada de aumento de batimentos cardíacos, dilatação de pupilas, febre, tremores e suores. Testes rápidos buscam identificar primariamente a Benzoilecgonina que tem meia vida biológica de 5 a 8 horas, a qual é muito maior do que da cocaína (½ hora a 1½ hora) e pode ser detectada de 24 a 60 horas após o uso (INTERLABDIST, 2016).
2 OBJETIVO
Detectar Cocaína (Benzoilecgolina) e Maconha (THC) em amostras de urinas humanas analisadas.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
- Luvas de procedimento
- Pipeta de pasteur
- Teste rápido INSTANT - VIEW® COC/THC URINE TEST CASSETE
- Amostras de urina humana
MÉTODO
Pede-se para colocar o dispositivo em uma superfície limpa e plana, utilizar a pipeta para coletar a amostra de urina, coletar a amostra até a marca da pipeta e transferir toda a amostra de urina para a cavidade da amostra no dispositivo. Evitar bolhas de ar na pipeta e começar a cronometrar, ler os resultados entre 4-7 minutos.
4 PROCEDIMENTOS
No laboratório iniciou-se a aula prática, rompendo-se o lacre da embalagem do dispositivo do teste rápido, colocou-se sobre a bancada devidamente limpa e superfície plana, pipetou-se as amostras de urina e transferiu-se totalmente para a cavidade da amostra no dispositivo do teste, aguardou-se aproximadamente 7 minutos e interpretou-se os resultados.
5 RESULTADOS
Conforme aula prática realizada em laboratório o resultado obtido foi reagente (positivo) tanto para Maconha (THC) quanto para cocaína (Benzoilecgolina).
Interpretação dos resultados:
- Reagente: Se somente a linha C aparecer.
- Não Reagente: Se aparecem as linhas C e T, o resultado é não reagente para aquela droga.
Obs. Mesmo uma linha T fraca deve ser considerada não reagente.
- Inválido: Se nenhuma linha C desenvolver em até 4 minutos em qualquer tira teste, o resultado é inválido.
[pic 1]
[pic 2]
6 DISCUSSÃO
No experimento realizado em laboratório, o estudo de sensibilidade do teste Instant - View® COC/THC Urine Cassette foi realizado utilizando amostras de urina humana com a finalidade de detectar principalmente o metabólito THC (11-nor-Δ-9-THC-9-ácido carboxílico) e cocaína (Benzoilecgonina). Esse dispositivo é capaz de detectar drogas específicas e/ou metabolitos das drogas em urina humana nas concentrações igual ou maior que o cut-off indicado.
[pic 3]
O teste Instant-Wiew® COC/THC fornece um resultado de triagem. Logo, um método mais específico deve ser utilizado para obter um resultado analítico confirmatório.
Para o desenvolvimento do teste imunocromatográfico na detecção de substâncias psicoativas, empregam-se como componente fundamental o uso de anticorpos que devem ser escolhidos ou desenvolvidos para uma melhor afinidade e especificidade junto ao antígeno correspondente, sendo os mais utilizados os monoclonais ou policlonais.
O teste Instant-wiew® COC/THC é baseia-se pela competição por sítios de ligação limitados dos anticorpos, entre a droga na amostra e um conjugado respectivo droga - proteina. Emprega-se como método revelador de interação antígeno-anticorpo um corante insolúvel, como ouro coloidal (róseo). A cavidade do dispositivo do teste é composta por uma membrana porosa, onde são fixados anticorpos conjugados na forma de linhas ou pontos. A amostra de urina aplicada na cavidade do dispositivo migra para a área teste da membrana por ação capilar, mobilizando o anticorpo conjugado colorido ao longo da membrana na área teste. Caso a droga esteja ausente ou a concentração da droga esteja abaixo do limite (cut-off), esta não irá saturar os sítios de ligação dos anticorpos específicos. O anticorpo irá então reagir com o conjugado droga – proteína e irá aparecer uma linha colorida visível na região da linha do teste. No teste realizado em aula prática a concentração presente da droga tanto para COC (Benzoilecgolina) e para THC (Maconha/Haxixe) era igual ou maior que o cut-off. Logo, com a presença da droga ocorre uma competição com os sítios de ligação limitados dos anticorpos, mas com a concentração da droga igual ou superior ao cut-off, os sítios de ligação do anticorpo são saturados pela droga, impedindo a ligação do anticorpo conjugado colorido com o antígeno (droga) na área teste. Assim, não formou-se nenhuma linha colorida, classificando-se como positivo. A linha controle C serve como um controle de qualidade interno. Ela deve sempre aparecer como uma linha colorida independente da presença da droga na amostra.
...