Relatorio de stagio
Por: Tamires Alexandre • 15/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 292 Visualizações
1-INTRODUÇÃO
Durante 1 mês realizei o primeiro estágio da minha graduação, no início, tive um pouco de receio, pois não sabia de que forma seria. E também porque eu tinha consciência que agora, talvez pela primeira vez em todo esse tempo de curso eu saberia realmente como é a profissão que escolhi pra mim.
Pude perceber durante a vivência do estágio que a vida de um farmacêutico de drogaria é bastante atarefada, o farmacêutico exerce múltiplas funções e muitas vezes o cumprimento de uma função acaba comprometendo a outra. Além disso, o trabalho do farmacêutico em drogaria requer muita atenção e responsabilidade, pois um erro mínimo pode trazer consequências sérias, mesmo o erro não tendo sido cometido pelo farmacêutico, é ele quem assume tudo.
Pude perceber também que infelizmente a classe farmacêutica é de certa forma desvalorizada, pois muitas vezes os clientes preferem tirar suas dúvidas com o dono da drogaria do que com o próprio farmacêutico que estudou para isso. Talvez por acreditarem que o proprietário possui maior experiência. Porém o que pude perceber é que o proprietário, quando não é farmacêutico visa apenas o lucro,indo totalmente contra tudo o que o farmacêutico aprende durante a graduação.
Ao longo deste relatório irei descrever as experiências que tive durante o estágio, a aprendizagem que obtive e também as dificuldades que encontrei.
2-ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1-Observação da farmácia comunitária
2.1.1-Descrição da atividade
Durante os primeiros dias do estágio eu fui mais para observar a rotina da farmácia. Fui apresentada a todos os cômodos da farmácia e fui treinada como se fosse realmente uma funcionária contratada. Observei como é feita a dispensação, como é feita a limpeza da farmácia, observei que todas as instalações estão dentro das normas exigidas pela RDC 44/2009, observei de que forma os medicamentos são armazenados, de que forma é feita a compra de medicamentos.
2.1.2-Aprendizagem com o desenvolvimento desta atividade
Com a realização desta atividade, pude aprender verdadeiramente como é a rotina de uma farmácia. Aprendi coisas que eu nem imaginava, são realmente minúcias que quem está de fora não conhece.
2.2-Atenção e assistência farmacêutica
2.2.1-Descrição da atividade
Durante o tempo do estágio pude perceber que a atenção e assistência farmacêutica é o que move a profissão do farmacêutico. Poder esclarecer uma dúvida de um cliente é algo extraordinário e muito gratificante.
Por vários dias estive no balcão junto com a farmacêutica atendendo os clientes, lendo as receitas com cuidado,conversando sobre a enfermidade que os acometia, orientando sobre a forma de consumo do medicamento.
2.2.2- Aprendizagem com o desenvolvimento desta atividade
Com o desenvolvimento desta atividade aprendi a forma correta de orientar o cliente, as perguntas que devem ser feitas, a forma como o cliente deve ser abordado. Enfim, aprendi a orientar o uso racional de medicamentos.
2.3-Prestação do serviço farmacêutico
2.3.1- Descrição da atividade
A prestação do serviço farmacêutico engloba muitas e diversificadas atividades. Está incluída nessas atividades, a aferição de pressão arterial, aferição do nível de glicose, aplicação de injetáveis. Durante o estágio participei ativamente dessas atividades. Porém devido a maior procura e o menor risco de erro realizei por mais vezes a aferição de pressão arterial. Essa prática é permitida pela RDC 44/09, que em seu Art. 69 dispõe que “aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos oferecidos na farmácia e drogaria deve ter como finalidade fornecer subsídios para a atenção farmacêutica e o monitoramento da terapia medicamentosa”. A RDC 44/09 trás uma série de exigências para o local de realização desse tipo de procedimento, as quais são todas cumpridas.
2.3.2- Aprendizagem com o desenvolvimento desta atividade
Com a realização destas atividades pude aprender o quão importante é o trabalho do farmacêutico para a comunidade e como se faz necessária a sua permanência em uma drogaria.
2.4-Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
2.4.1- Descrição da atividade
Durante o estágio pude conhecer o sngpc, que é a forma pela qual a ANVISA se mantém informada sobre os medicamentos sujeitos a controle especial. Essa foi a atividade que realizei por mais vezes na farmácia, no início tive um pouco de dúvida, mas depois adquiri prática.
Aprendi que todo medicamento sujeito a controle especial que chega a farmácia deve ser cadastrado no sistema, assim como quando é vendido é necessário que se dê baixa, a famosa baixa de receita. É uma atividade que requer muita atenção, pois pequenos detalhes podem fazer com que toda a atividade esteja errada, como por exemplo, não conferir a data da receita, anotar o lote errado, esquecer-se de preencher a receita com o nome e identidade do cliente.
2.4.2- Aprendizagem com o desenvolvimento desta atividade
Realizar esta atividade durante o estágio foi muito importante pra mim, pois pude compreender como é feito o controle sobre a venda e distribuição de medicamentos sujeitos a controle, foi uma atividade enriquecedora e esclarecedora.
2.5-Gerenciamento de estoque compra e diferenciação de medicamento de referência, similar e genérico.
2.5.1- Descrição da atividade
Desta parte do estágio eu não participei tão ativamente quanto das outras, pois estas funções na Drogaria Dois Irmãos são exercidas pelo proprietário. É ele quem mantém contato direto com as distribuidoras, quem faz a compra dos medicamentos, etc.
...