Relatório Tempo de reação Humana
Por: acanuto • 7/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.754 Palavras (12 Páginas) • 2.507 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
CAMPUS DIADEMA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA I EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO Nº 1
“Tempo de reação humana”
Profª. Dra. Luciana V. Rizzo
Profº. Dr. Theotônio Pauliquevis
Por:
Angélica Aparecida Roberto Canutoi nº 93992
Elias Sanches Pereira nº 87015
Giovanna da Cunha Varoli nº 86822
Maísa da Costa Brito nº 63753
Tainá Zanatto Breda nº 85141
DIADEMA
2015
SUMÁRIO
1.RESUMO 2
2.OBJETIVOS 2
3.INTRODUÇÃO 2
4.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
4. 1 Atividade 1: Determinação do tempo de reação médio por estímulo táctil 5
4. 2 Atividade 2: Determinação do tempo de reação médio por estimulo visual 5
5.RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
5. 1 Atividade 1: Determinação do tempo de reação médio por estímulo táctil 5
5. 2 Atividade 2: Determinação do tempo de reação médio por estímulo visual 7
6.CONCLUSÃO 10
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1.RESUMO
Entende-se por tempo de reação humano, o tempo que uma pessoa necessita para perceber e reagir, o mais rápido possível, a um estímulo. Através dos experimentos realizados em 23 de março de 2015 pode-se obter uma ideia do tempo que cada indivíduo leva para reagir a diferentes estímulos. Dessa forma, analisando o tempo de reação humana pelos estímulos táctil e visual através de experimentos de pouco complexidade, nos quais foram utilizados instrumentos de medida simples, tais como cronômetro e régua, e ferramentas de análise estatísticas, a fim de verificar se existe diferença estatística significativa entre os estímulos distintos, demonstrou-se que a velocidade de reação causada por estímulo visual superou a ocasionada pelo toque.
2.OBJETIVOS
O experimento realizado teve como objetivo determinar o tempo de reação humana por estímulos táctil e visual, além de verificar a existência de uma diferença significativa entre esses valores, usando conceitos estatísticos como média e desvio padrão.
3.INTRODUÇÃO
A reação humana a um estímulo varia entre indivíduos, quando esse recebe o estímulo, uma mensagem é enviada ao cérebro, que por sua vez processa e envia um comando adequado para aquele estímulo. 1
O tempo de reação de um indivíduo é o intervalo de tempo decorrido entre o instante em que o indivíduo recebe um estímulo (visual, tátil, auditivo, etc) e o instante em que este executa uma resposta ou reação física. Esse tempo além de variar de pessoa pra pessoa, também depende de fatores como cansaço, sonolência, nível de estresse e uso de entorpecentes. 2
O tempo de reação simples (TRS) representa o nível de coordenação neuromuscular, no qual os estímulos visuais, auditivos ou táteis são decodificados pelo corpo através de diferentes processos físico-químicos e mecânicos. 3 É algo natural, ligado ao zelo do corpo, que ocorre em todos os animais como forma de proteção ou para evitar um dano qualquer ao organismo.
O uso de ferramentas estatísticas nesse experimento é necessário. Através de equações estatísticas é possível calcular o valor médio de n medidas de grandeza y realizadas sob as mesmas condições. Em geral, o valor médio de um conjunto de medidas é aquele que mais se aproxima do valor verdadeiro da grandeza y, se este existir. Quanto maior o número de observações (n), mais próximo o valor médio estará do valor verdadeiro. 4 A fórmula do valor médio de n medidas de grandezas y realizadas sob condições idênticas é descrita a seguir:
y = y1+y2+...+yn = [pic 2][pic 3] (Equação 1)
Mesmo com as medidas efetuadas cuidadosamente, haverá uma flutuação nos valores medidos. Essa flutuação pode ser decorrente de fatores que não podem ser controlados e também relacionados com à precisão do instrumento de medida. 4 Para isso, é feito uma quantificação dessa variação através da fórmula do desvio padrão amostral:
σm =[pic 4][pic 5] . [pic 6][pic 7] (Equação 2)
Se a grandeza y tem um valor verdadeiro, a estimativa experimental para o valor de y deve ser apresentada da seguinte forma: 4
Y + σmédia (Equação 3)
É possível converter as medidas encontradas em um experimento por meio de cálculos, para que assim seja encontrado a variável que se procura. No caso desse experimento foi necessário fazer cálculos para que fosse encontrado o tempo de um objeto em queda livre, ignorando-se a resistência do ar, através da equação de movimento do objeto uniformemente acelerado com referencial inicial igual a zero:
t=[pic 8][pic 9] , onde : g= 980 cm/s2 e (d) em cm. (Equação 4)
...