TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉTANO - DOENÇA INFECCIOSA GRAVE

Por:   •  1/11/2015  •  Seminário  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 2

Tétano

Uma doença infecciosa grave, causada por uma neurotoxina que é produzida pela bactéria Clostridium tetani, um bacilo gram-positivo, encontrado no solo na forma de esporos. Ela não é transmissível de um indivíduo para outro, em condições anaeróbicas, como ocorre em ferimentos, os esporos germinam para a forma vegetativa do Clostridium tetani, que se multiplica e produzem duas exotoxinas, a tetanolisina e a tetanospasmina.

A tetanospasmina causa os sintomas no tétano. Sua forma de penetrar no organismo humano é através dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas. Não são somente cercas e pregos enferrujados que podem provocar a doença, a bactéria pode ser encontrada nos mais diversos ambientes. O tétano é classificado em acidental, que pode ser uma doença generalizada ou localizada e neonatal, que ocorre através contaminação do coto umbilical por esporos do bacilo tetânico, podendo estar presentes em substâncias pouco higiênicas ou também em instrumentos sujos utilizados para cortar o cordão umbilical.

O período de incubação vai de sete a dez dias após o ferimento, as manifestações são características de espasmos musculares dolorosos em todo o corpo, febre acima de 38º C, aumento dos batimentos cardíacos, contração involuntária do músculo do maxilar, rigidez nos músculos do pescoço, dificuldade para engolir, rigidez nos músculos da barriga.

No caso do tratamento, não há muitas formas de proteção, a pessoa deve estar sempre com a vacina antitetânica em dia. Quando há contaminação, o foco é tratar a cicatrização da área ferida, através de vacinação e medicamentos para combater os sintomas. Em caso de ferimento é preciso ter tomado três doses de toxóide tetânico tendo sido a última dose há menos de dez anos.

O tétano é uma doença de diagnóstico extremamente clínico, alguns exames laboratoriais são feitos para avaliar as complicações do tétano. Na maioria das vezes a doença ocorre através de contaminação é feito apenas um exame físico, onde é observado os sinais de espasmos e rigidez pelos músculos no corpo do paciente, realizando também um questionário para saber como anda as vacinações e qual o contato da pessoa com um objeto que possa estar contaminado.

Atualmente o tétano pode ser erradicado, devido à vacinação, que é realizada em três doses básicas, sendo a segunda dose realizada de vinte e um a trinta dias depois da primeira e a terceira de um a doze meses após a segunda. Após a vacinação básica é recomendado uma dose de reforço um ano depois da terceira dose e a seguir novas doses de reforço de dez em dez anos.

Diante de argumentos e dados apresentados podemos concluir que a o tétano é uma doença infecciosa grave, que ocorre devido ao contato do indivíduo com objetos ou solo contaminados. A doença pode ser evitada se a pessoa estiver com sua vacina antitetânica em dia.

REFERÊNCIAS

1. VARELLA, Dr. Drauzio. Tétano. Disponível em http://drauziovarella.com.br/crianca-2/tetano/, acessado em 12/09/15.

2. Biblioteca Médica Online. Disponível em http://www.manualmerck.net/?id=206&cn=1699,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com