TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS TÉCNICAS DE ALONGAMENTO

Por:   •  29/12/2021  •  Artigo  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS TÉCNICAS DE ALONGAMENTO

Dayane Oliveira, Edson Ney Pacheco, Helaine Cristina Oliveira, Jane Keila, Juranilde Carvalho, Shirlene Santos, Viviane Duarte.

RESUMO


A flexibilidade é a capacidade de uma unidade musculo tendínea em alongar-se, enquanto uma articulação se move na sua amplitude de movimento (ADM), deforma confortável, sem dores e restrições. Uma técnica de alongamento FNP, seguido de outro alongamento mecânico. O objetivo desta análise foi comparar o efeito imediato de duas técnicas de alongamento em relação a sua flexibilidade articular. A amostra foi composta por 02 indivíduos, com idade entre 27-30 anos, em um aplicou-se a técnica FNP (Facilitação neuromuscular proprioceptiva) e no outro a técnica de alongamento mecânico. Os dados foram coletados com uso de um goniômetro FisioStore. Os resultados mostraram que a técnica de alongamento FNP e alongamento mecânico são eficazes imediatamente após a aplicação das mesmas, porém o alongamento FNP foi mais eficiente no efeito tardio.


Palavras-chave: exercícios de alongamento muscular, flexibilidade, adm.

PROCEDIMENTO

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (contrair, relaxar, relaxar manter e contração agonista e antagonista.

Quadril

Posição do paciente decúbito dorsal, com o quadril em 0° de flexão o joelho se encontra-se estendido, antes e após o alongamento, sendo que amplitude era 120°e depois foi 130°.

Paciente em decúbito ventral, com quadril em 0° de extensão. O joelho encontra-se estendido, antes e após o alongamento, amplitude era 20° e depois foi 30°.

Alongamento Mecânico

Quadril

O paciente usou uma caneleira de 4 kg em decúbito dorsal com apoio do travesseiro triangular, com quadril em 0° de flexão, antes 100° após o alongamento houve uma amplitude de 110°.

O paciente colocou-se em pé, fazendo uma extensão de quadril e joelho, após de alongamento houve uma amplitude de 120°.

CONCLUSÃO

Comparando os dois exercícios mecânico e FNP houve um acréscimo de amplitude, observando o exercício FNP foi mais eficaz com aumento de amplitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com