As Politicas de Saúde
Por: Fatima Fiore • 14/11/2021 • Resenha • 618 Palavras (3 Páginas) • 111 Visualizações
Saúde Coletiva
Link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html#CAPITULOI
- - Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Origem: PRT MS/GM 2528/2006)
- - Link:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html#ANEXO1ANEXOXI
1.2 - Escopo:
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa garante a atenção á saúde da pessoa idosa de forma integral visando promover a independência funcional e autonomia das pessoas idosas. Garante o atendimento e cuidado das habilidades físicas e mentais necessárias para a realização de atividades básicas e instrumentais da vida diária.
Algumas das diretrizes são: Promoção do envelhecimento ativo e saudável; Atenção integral à saúde da pessoa idosa; A implantação de serviços de atenção domiciliar; O acolhimento preferencial em unidades de saúde, respeitando o critério de risco; Provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; Fortalecimento da participação social; Formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa; Divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS; Promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção da saúde da pessoa idosa; Apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.
_________________________________________________________________
- - Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Origem: PRT MS/GM 1944/2009)
- - Link:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html#ANEXOXII
- – Escopo:
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visa promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. Esta política trabalha com o acesso e acolhimento; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina; prevenção de violência e acidentes; e saúde sexual e reprodutiva.
3 - Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência (Origem: PRT MS/GM 1060/2002)
3.1 – Link:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html#ANEXOXIII
3.2 – Escopo:
A Política Nacional de Saúde da Pessoa com deficiência desenvolveu ações de prevenção e reabilitação e tem como objetivo promover a reabilitação da pessoa com deficiência, a proteção a sua saúde e a prevenção dos agravos que determinem o aparecimento de deficiências, mediante o desenvolvimento de um conjunto de ações entre os diversos setores da sociedade com a participação da sociedade. Como por exemplo: ações de inclusão no mercado de trabalho, acesso aos serviços de saúde e oportunidades em condições de igualdade quanto à educação, formação profissional, trabalho, lazer.
...