RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE NEUROANTOMIA PRÁTICA
Por: claralima78 • 10/6/2022 • Relatório de pesquisa • 384 Palavras (2 Páginas) • 519 Visualizações
Página 1 de 2
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE NEUROANTOMIA PRÁTICA
- Graças ao sistema nervoso humano, composto por bilhões de neurônios, o homem consegue perceber, agir, aprender, se comunicar, lembrar, além de tantas funções sensoriais e motoras complexas.
Anatomicamente, o sistema nervoso é dividido em central e periférico . O SNC é formado pelas estruturas dentro do esqueleto axial, o encéfalo e medula espinhal, enquanto o SNP é formado por gânglios e nervos.
[pic 1]
- O sistema nervoso central consiste nas estruturas nervosas localizadas dentro do esqueleto axial, sendo elas o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo é formado pelo cérebro e tronco encefálico.
Estruturas do diencéfalo. Ainda no encéfalo, temos o tronco encefálico que é dividido em mesencéfalo, ponte e bulbo. O tronco está intimamente relacionado com o funcionamento da homeostase do corpo, sendo de extrema importância para manutenção da vida. Prova disso é que a morte encefálica é diagnosticada após exames realizados nesta porção do encéfalo.
O tronco recebe informações sensitivas de estruturas cranianas e controla os músculos da cabeça, além de conter circuitos nervosos que transmitem informações da medula espinhal até outras regiões encefálicas e, em direção contrária, do encéfalo para a medula espinhal. Também produz estímulos nervosos que controlam a circulação, a respiração, a digestão e a excreção. -Tronco encefálico. Outra estrutura extremamente importante do sistema nervoso central é a medula espinhal.
Ao longo da medula partem os 31 nervos espinais. - Medula espinhal.
Neuroanatomia: sistema nervoso periférico
Essas estruturas são os nervos, os gânglios e as terminações motoras e sensitivas. Os nervos consistem em cordões esbranquiçados que atuam unindo o SNC aos órgãos periféricos. São divididos em cranianos, caso estejam ligados ao encéfalo, e em espinhais, se estiverem ligados à medula. Em termos de nervos cranianos temos 12 pares, identificados por algarismos romanos e e que transmitem informações sensoriais e motores.
Já os nervos espinais são formados por 31 pares e são denominados conforme a posição em relação à medula e vértebras, assim distribuídas - Nervos cranianos. Da mesma forma que os nervos, os gânglios também são caracterizados como sensitivos ou motores . Essas terminações ficam localizadas na extremidade das fibras constituintes dos nervos. - Conclusão; De um modo geral, a neuroanatomia estuda Se algo está em desarranjo no sistema nervoso, certamente a qualidade de vida ficará comprometida.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com