A Fonoaudiologia Educacional
Por: Maria Eduarda • 5/6/2018 • Resenha • 618 Palavras (3 Páginas) • 630 Visualizações
Fonoaudiologia Educacional
Resenhas dos textos discutidos em sala de aula, retirados do Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia ; organizadores Irene Queiroz Marchesan, Hilton Justino da Silva e Marileda Cattelan Tomé.
Texto 1 (capitulo 51) – Papéis do Fonoaudiólogo Educacional : Pensar, Agir, Controlar, Repensar.
No texto é mencionado a importância da fonoaudiologia inserida no contexto social isto é, o ser humano perante todo seu desenvolvimento necessita da comunicação , uma habilidade a qual deve ser aprimorada continuamente, desse modo, nos dias atuais torna -se cada vez mais necessário trabalhar com os desafios da comunicabilidade, partindo excepcionalmente dentro da escola.
Antigamente a ideia de escola era baseada em uma transmissão de conteúdos, colocando conceitos os quais visionavam ‘ medir a inteligência’ . Entretanto, o mundo moderno modificou essa definição, baseando-se na educação e aprendizagem durante o ensino , e com isso o domínio de conteúdo não é mais o único aspecto que capacita e forma um educador.
O papel do educador de acordo com o edital do MEC deve ser, dominar linguagens, compreender fenômenos , enfrentar situações problemas ,construir argumentação e elaborar uma proposta de intervenção solidária. Perante essas diretrizes, para que isso tenha um funcionamento bom, o aluno deve ter acesso na peça chave ou seja, na comunicação plena pois é ela o facilitador do processo de dominar linguagens , argumentar ,interpretar dados e propor intervenções.
O fonoaudiólogo que tem a comunicação humana como foco no estudo e de trabalho, é um profissional o qual irá utilizar dessa compreensão como uma grande ferramenta para contribuir na educação levando, a uma otimização do ensino. ‘’Conforme as demandas sociais evoluem , cresce, na mesma proporção , a necessidade de profissionais executem ações para dar conta dessa demanda’’ (trecho retirado livro ) , decerto as ações necessárias podem ser realizadas por um ou vários profissionais , no entanto é comumente uma confusão nos papéis o que não pode ocorrer , e o fonoaudiólogo deve ter certeza da sua respectiva atribuição.
O profissional que irá trabalhar dentro da organização escolar , deve ter claramente a ideia de que seu papel é examinar , compreender, levantar dados e definir estratégias para superação do processo ensino -aprendizagem . Quando o fonoaudiólogo educacional direciona- se nessas questões ele está exercendo seu papel de consultor externo ( citado diversas vezes pelo autor) no entanto, isso jamais deve ser feito de maneira imposta pois convém emergir o trabalho coletivo mobilizando todos os envolvidos pedagogicamente .
Existe uma ampla atividade do fonoaudiólogo educacional , sendo ela como gestor ou consultor, porém entre elas é valido destacar atuação integrada á equipe escolar ,desenvolvimento de ações educativas, sensibilização e capacitação dos educandos , e participação ativa em processos de formação continuada. Delineado esse cenário deve haver averiguação quanto aos resultados alcançados , e para isso o trabalho do auditor observa essas questões.
Destarte , durante a leitura desse capitulo foi possível visualizar uma idealização do fonoaudiólogo educacional o qual deve atuar com fins educativos, analisando ,planejando e agindo com interdisciplinaridade para compreender com melhor qualidade o processo educativo no Brasil. ‘’ O fonoaudiólogo educacional é muito mais que um profissional na pratica de um ambiente escolar , é um educador com conhecimento da saúde , educação e coletividade , acrescentando nos conhecimentos da área administrativa .’’ (trecho retirado do texto).
...