A Introdução a Microbiologia
Por: Marina Bartasson . • 29/3/2019 • Resenha • 659 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
As bactérias são microrganismos haploides, diferentemente de outros organismos, o cromossomo dela é circular, muito fechado sob si mesmo. Outros elementos que são aqui desenhados (importantes) são os plasmídeos, que são pequenos conjuntos cromossômicos que podem conferir um benefício maior a espécie.
Organelas mais claras nós vamos encontrar os ribossomos, que são importantes para o processo de síntese proteica, mesmo sendo similares, tanto procariotos quanto eucariotos possuírem ribossomos, estes vão ter composições diferentes, é importante detalhar isso porque mais a frente vamos falar sobre fármacos que são inibidores da síntese proteica, seletivamente interagem com o ribossomo 70 S do procarioto, tendo uma baixa interação com a minha síntese de proteína (?). Lembrando que a inibição da síntese proteica é o segundo principal mecanismo de ação dos fármacos sobre as bactérias, só perde para o primeiro mecanismo que seria os inibidores de síntese de parede celular (penicilinas), essa é uma outra característica importante dos procariotos, salvas algumas exceções como hipoplasmas (?) e outros microrganismos que não são dotados de uma parede celular.
Então nessa aula, vai ser falado sobre os componentes internos e externos à parede celular. Na realidade, no que os procariotos são mais ricos, são nas camadas externas, sendo assim, a maior complexidade dos procariotos está na superfície ou nas camadas que envolvem o microrganismo.
Naturalmente, vamos focar agora nas células procarióticas, elas podem ser diferenciadas por meio de duas características, chamadas de características morfotintoriais. O que isso significa? Se eu tenho uma coleta de um paciente, a primeira coisa que vamos fazer para identificar o microrganismo daquele processo infeccioso, é cultivar àquelas colônias, e a primeira aproximação que vamos ter com esse microrganismo após o cultivo vai ser com a característica morfotintorial.
Coloração de gram vai revelar as características morfotintoriais. Vamos classificar esses microrganismos em gram-positivos ou gram-negativos. A partir daí já se determina muita coisa, como forma de tratamento. Alguns microrganismos não são sensíveis a essa coloração, como a Mycobacterium leprae ou a Mycobacterium tuberculosis,que são bacilos álcool ácidos resistentes, são corados por outra técnica.
O tamanho, a forma e o arranjo das células bacterianas:
Na microscopia, o que é levado em conta em relação à morfologia é a forma e o agrupamento (padrão), outro nome dado para isso é arranjo celular.
As células arredondadas são chamadas de cocos, mas não são necessariamente bem redondas, podendo ser mais achatadas ou mais ovaladas. O que determina os padrões das formas são os planos de divisão celular. Os cocos são agrupados de 5 formas:
Na prática, é muito raro encontrar um único tipo de arranjo celular, porque o microrganismo pode estar em vários estágios de desenvolvimento, se está na sua fase inicial é comum encontrá-los na sua forma isolada, se já sofreu vários ciclos de divisão é comum encontrar agrupados como os estreptococos, então cabe o bom senso de quem analisa. Os planos de divisão vão aumentando em número. Um único plano de divisão pode gerar diplococos ou estreptococos, dois planos de divisão
...