Caso Clinico - Pancretite aguda e Hipertensão portal
Por: maissatorres • 18/2/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 869 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
Caso clínico 49.5 – Pancreatite aguda
A) Glândula alongada, localizada retroperitonealmente, sobrejacente e transversalmente aos corpos das vertebras LI e LII na parede posterior do abdome. Situa-se atrás do estômago entre a direito o duodeno e o baço à esquerda. O mesocolo transverso está fixado à sua margem anterior.
Dividido em:
Cabeça do pâncreas: circundada pela curvatura em forma de C do duodeno à direita dos vasos mesentéricos superiores. Esta apoiada posteriormente na VCI, artéria e veia renais direitas e veia renal esquerda.
Colo do pâncreas: curto, está situado à esquerda dos vasos mesentéricos superiores. A face anterior está situada adjacente ao piloro do estômago
Corpo do pâncreas: prosseguimento do colo situa-se à esquerda dos vasos mesentéricos superiores, passando sobre aorta e a vertebra LII. Face anterior coberta por peritônio e está sobre o assoalho da bolsa omental. A face posterior não tem peritônio e está em contato com a aorta, MAS, glândula suprarrenal esquerda, rim esquerdo e vasos renais esquerdos.
Cauda do pâncreas: situa-se anteriormente ao rim esquerdo, relacionado ao hilo esplênico e a flexura esquerda do cólon.
B) A irrigação arterial do pâncreas, é feita principalmente dos ramos da artéria esplênica. O corpo e a cauda do pâncreas (A. pancreática dorsal, pancreática inferior e Rr. Pancreáticos). Já a cabeça do pâncreas é irrigada a maioria de sua irrigação é proveniente da artéria hepática comum, como por exemplo, A. panceraticoduodenais superiores anterior e posterior (ramos da A. gastroduodenal), e as A. panceraticoduodenais inferiores anterior e posterior (ramos da AMS), formam arcos anteriores e posteriores que irrigam a região.
C) A drenagem venosa do pâncreas é feita por meio de veias pancreáticas a maioria tributárias da V. esplênica e as panceraticoduodenais superior e inferior tributárias da VMS.
Cabeça: linfonodos panceraticoduodenais drenam para os linfonodos hepáticos e daí para os celíacos ou diretamente para os linfonodos mesentéricos superiores.
Corpo e cauda:
-Margem superior: linfonodos pancreáticos, para a cauda são os esplênicos. Drenam nos linfonodos celíacos.
- Margem inferior: linfonodos pancreáticos drenam para os mesentéricos superiores
Inervação: plexo celíaco
Cabeça: tronco vagal posterior e tronco vagal anterior
D) Ducto pancreático principal começa na cauda do pâncreas e atravessa o parênquima da glândula até a cabeça, ai ele se volta inferiormente e tem intima relação com o ducto colédoco. Esses dois geralmente se unem para forma a ampola hepatopancreática, curta e dilatada que se abre na parte inferior do duodeno através da papila duodenal maior.
Ducto pancreático acessório: em geral comunica-se com o ducto pancreático principal, e abre-se no duodeno na papila duodenal menor.
Caso clínico 49.1 - Hipertensão portal
A) Maior glândula do corpo pesa cerca de 1,5kg, está situado principalmente no quadrante superior direito do abdome, onde é protegido pela caixa torácica e pelo diafragma. Um fígado normal situa-se profundamente as costelas VII e XI no lado direito e cruza a linha mediana em direção à papila mamária esquerda. O fígado ocupa a maior parte do hipocôndrio direito e do epigástrio estendendo-se até o hipocôndrio esquerdo.
B) Divisão anatômica
O fígado é dividido em dois lobos anatômicos e dois lobos acessórios pelas reflexões do peritônio a partir de sua superfície. O fígado é dividido em um grande Lobo direito e um pequeno Lobo esquerdo separados anteriormente pelo o ligamento falciforme. O ligamento redondo do fígado o ligamento venoso, à VCI, a vesícula biliar em torno da porta do fígado delimita duas regiões de formato aproximadamente quadrangular: anteriormente – Lobo quadrado; posteriormente – Lobo caudado.
...