Caso Clínico Leucemia Mieloide Aguda
Por: 122558 • 7/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 647 Palavras (3 Páginas) • 2.106 Visualizações
Caso 1:
Paciente Masculino, 11 meses de idade, em acompanhamento médico realiza hemograma a pedido do clínico, sem informações adicionais.
ACHADOS CLÍNICOS
Eri: 2.970.000 BAIXOS
Hb: 7,7 BAIXÍSSIMO
VG: 22,6 BAIXO
VCM 76,1 NO LIMITE
HCM: 25,9 ALTO
CHCM: 34,1 ALTO
Plaquetas: 45.000 NÚMERO BAIXÍSSIMO
Leucócitos: 112.000 AUMENTADOS
Contagem diferencial:
Blastos: 34 PRESENÇA (ANORMAL)
Prómielócitos: 2 PRESENÇA (ANORMAL)
Mieloblastos: 4 PRESENÇA (ANORMAL)
Metamielócitos: 4 PRESENÇA (ANORMAL)
Bastonetes: 28 AUMENTADOS
Segmentados: 20 normal
Linfócitos: 4 BAIXOS
Eosinófilos: 4 normal
Microcitose+, policromatofilia ++ PRESENÇA (ANORMAL)
O paciente não apresenta febre, nem clínica compatível com processo infeccioso.
SUSPEITA CLÍNICA
Leucemia Mielóide Aguda (LMA) causada por anemia. Paciente deve ter nascido com a condição anêmica e não foi diagnosticado rapidamente e com isso a medula produziu muito para poder suprir a falta e acabou causando a superprodução da medula que levou a uma produção errada e é por isso que temos muitas células jovens na circulação. É por isso que o paciente não apresenta febre e quadro infeccioso que é característico da LMA.
A maioria dos sinais e sintomas da LMA está relacionada com a diminuição da produção de células sanguíneas normais da medula óssea, que ocorrem quando as células leucêmicas assumem o lugar das células normais. Ela acontece quando os glóbulos brancos que estão se diferenciando dentro da medula óssea sofrem alterações e começam a se multiplicar de maneira desordenada ( por isso das células imanutas em grande quantidade) . No caso da LMA o grupo doente é o mieloide, especificamente os granulócitos, glóbulos vermelhos e plaquetas ( por isso do número baixo de eritrócitos e plaquetas).
EXAME COMPLEMENTARES
Mielograma (principal) = será fundamental para a investigação das anormalidades registradas no hemograma. Em raros casos, o médico pode pedir uma biópsia da medula óssea, e um fragmento do osso da região lombar será retirado para avaliação em laboratório. A partir disso é que será constatada a leucemia.
Imunofenotipagem - irá verificar as características das células.
Citogenética ( PCR OU FISH) = O exame de citogenética, feito por meio de pequena amostra de sangue da medula óssea, irá analisar as alterações específicas das células doentes.
...